Mobilidade Urbana

Mobilidade Urbana é definida como a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas.
Ônibus, outros transportes coletivos e carros fazem parte das soluções de mobilidade. O Plano de Mobilidade Urbana (PMU) segue a Lei da Mobilidade Urbana 12.587/12 (BRASIL, 2012).
Ele é uma ferramenta de planejamento, orientação e desenvolvimento do transporte em áreas urbanas e seus arredores. O objetivo principal é orientar os investimentos para a mobilidade urbana municipal e estabelecer as intervenções necessárias no sistema de transporte, por meio de propostas e ações.
Ele deve estar de acordo com os objetivos da Política Nacional da Mobilidade Urbana que visa reduzir as desigualdades e promover a inclusão social; promover o acesso aos serviços básicos e equipamentos sociais; proporcionar melhoria nas condições urbanas da população no que se refere à acessibilidade e à mobilidade; promover o desenvolvimento sustentável com a mitigação dos custos ambientais e socioeconômicos dos deslocamentos de pessoas e cargas nas cidades; consolidar a gestão democrática como instrumento e garantia da construção contínua do aprimoramento da mobilidade urbana.



Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Horário de Atendimento: 08:00 às 14:00

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.

<