O verão e o início do outono são os períodos mais favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. As altas temperaturas e as chuvas frequentes favorecem a reprodução do inseto.
Mesmo com o registro de apenas um caso de dengue até o momento, envolvendo pessoa que não é moradora de Guaratuba (importado), o alerta permanece. A Vigilância Sanitária Municipal, que atua durante todo o ano, reforça as ações de combate neste período de maior risco e realiza constantemente ações de conscientização, já que o enfrentamento ao mosquito é responsabilidade de todos.
Entre as iniciativas está o LIRAa, Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti, ferramenta essencial para mapear a infestação, identificar áreas de risco e orientar as estratégias de prevenção. Durante o levantamento, agentes de saúde visitam imóveis sorteados, verificam recipientes com água parada e coletam larvas. Os dados geram indicadores que apontam o nível de infestação, permitindo ações mais direcionadas e o fortalecimento da conscientização da população.
Entre novembro de 2025 e janeiro de 2026, os levantamentos indicaram aumento nos índices de infestação, com presença do mosquito em todos os bairros. Embora não haja transmissão local do vírus neste momento, a situação exige atenção, pois a disseminação pode ocorrer se o mosquito picar uma pessoa infectada.
A Vigilância Sanitária reforça que a prevenção depende da colaboração de todos:
* Elimine recipientes com água parada
* Mantenha caixas-d’água bem vedadas
* Limpe calhas e ralos regularmente
* Coloque areia nos pratinhos de plantas
* Descarte corretamente lixo e entulhos
A prevenção é a principal forma de proteger a saúde da população.


Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000
Horário de Atendimento: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.