Na última segunda-feira (03), a Secretaria Municipal da Saúde realizou o I Fórum de Escuta e Diálogo da Saúde, no salão do Casarão Marcílio Dias. Um momento marcado por trocas valiosas, reflexões e muitas ideias para fortalecer a saúde pública do nosso município.
O evento reuniu cerca de 150 profissionais da saúde, com a participação de equipes das Unidades Básicas de Saúde, Vigilâncias em Saúde, CAPS, Centro de Especialidades, SAMU, Hospital Municipal, Pronto Socorro, Setor de Fisioterapia e Farmácia Municipal, representando toda a rede de atenção à saúde de Guaratuba.
Durante o encontro, foi realizada uma roda de conversa com espaço aberto para sugestões, apontamento de desafios e construção de soluções conjuntas, buscando aprimorar o cuidado e a qualidade dos serviços oferecidos à população.
O Dr. Willian Fernandes, médico da UBS Figueira, apresentou um projeto inovador que está em fase de teste, um recurso via Telegram criado para agilizar o atendimento dos pacientes. Mesmo em sua fase inicial, o projeto já demonstrou excelentes resultados e grande aceitação entre os profissionais e usuários.
Já o Dr. Gabriel Galeazzi Corradi, também médico da UBS Figueira, fez uma apresentação sobre a importância de fortalecer e valorizar a Atenção Primária, destacando que o cuidado integral e o vínculo com a comunidade são fundamentais para garantir mais acesso e qualidade no tratamento dos pacientes.
O Secretário de Saúde, Adonis Nobor Furuushi, conduziu o evento reforçando o compromisso da gestão com a valorização das equipes e a melhoria contínua dos serviços. O prefeito Mauricio Lense também presente, destacou a importância do diálogo e do trabalho em equipe para oferecer uma saúde cada vez mais humanizada e eficiente para todos.
Os gestores reforçaram que a saúde é prioridade máxima da gestão, e que vários planejamentos e ações estão sendo elaborados para fortalecer ainda mais a rede de atenção, ampliar o acesso e garantir mais qualidade no cuidado com a população de Guaratuba.
Atendimento por Telegram agiliza acompanhamento de pacientes e reduz espera na UBS
Um projeto piloto de atendimento remoto por Telegram para o acompanhamento contínuo de pacientes com doenças crônicas, idealizado pelo médico Dr. Willian Fernandes, começou há dois meses na UBS Figueira e foi apresentado durante o Fórum Municipal de Saúde, realizado na segunda-feira (03).
O projeto surgiu como uma solução para a alta demanda nas unidades de saúde, intensificada após o aumento populacional ocorrido durante e após a pandemia, o que gerou sobrecarga no atendimento presencial.
Por meio do aplicativo Telegram, os pacientes têm um canal direto de comunicação com o médico, sem necessidade de troca de números pessoais. O sistema permite o envio de mensagens e esclarecimento dúvidas, tornando a comunicação mais ágil e assertiva.
“Muitos atendimentos simples podem ser resolvidos de maneira remota, sem precisar agendar e aguardar consulta”, explica o médico Dr. Willian Fernandes.
A população está aprovando a ideia, Ari dos Santos e sua família só tem elogios ao atendimento. “Antes, a gente precisava levantar às cinco da manhã só para esclarecer uma dúvida. Agora, com o acompanhamento pelo Telegram, o doutor Willian já tem nosso histórico e esclarece tudo rapidamente."
A experiência positiva na UBS Figueira está sendo acompanhada pela gestão municipal e poderá ser expandida para outras unidades de saúde de Guaratuba.


Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000
Horário de Atendimento: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.