O prefeito de Guaratuba, Mauricio Lense, acompanhou o governador Carlos Massa Ratinho Junior na assinatura de um acordo histórico com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, na quarta-feira (6), em Florianópolis. O termo de transação judicial põe fim a uma disputa que se arrastava desde 1991 e garante que o pagamento de uma dívida do Paraná com Santa Catarina, referente a royalties da Petrobras, seja feito por meio de obras de infraestrutura na região de divisa entre os dois estados.
O investimento total será de R$ 365 milhões, dos quais R$ 273 milhões são oriundos da obrigação judicial e o restante será aportado voluntariamente pelo Governo do Paraná, como estratégia de desenvolvimento regional.
“A duplicação da SC-417 e da PR-412 vai melhorar a segurança viária, facilitar o acesso e atrair novos investimentos para Guaratuba, Itapoá, Garuva e todo o entorno”, afirmou o governador Ratinho Junior.
A vice-prefeita e secretária da Educação, Evani Justus e a secretária da Assistência Social, Simone Lense, acompanharam o prefeito Mauricio Lense que também celebrou o impacto direto das obras para a cidade, “Guaratuba será diretamente beneficiada com essa duplicação. O governador Ratinho tem sido um grande parceiro com ações concretas como a Ponte, a engorda da orla, a revitalização da Praça dos Namorados e agora essa obra estratégica para a mobilidade da nossa região.”
Obras em Santa Catarina melhoram acesso a Guaratuba tornando mais rápido e seguro
Grande parte das intervenções anunciadas na quarta-feira ocorrerá no município catarinense de Garuva, divisa com Guaratuba, beneficiando também Itapoá. A principal obra será a duplicação de 19,18 km da SC-417, desde a divisa com o Paraná até o entroncamento com a BR-101, passando pelo Contorno Sul de Garuva. Estão previstos ainda três viadutos, incluindo um no acesso a Itapoá, além da duplicação da SC-416 em pavimento rígido de concreto e uma nova passagem elevada para aliviar o tráfego urbano.
Essa região, que vem recebendo expansão industrial, é amplamente utilizada por paranaenses que trafegam até Guaratuba e outras cidades do Litoral. As melhorias vão tornar o trajeto mais rápido, seguro e eficiente, especialmente com a conclusão da Ponte de Guaratuba.
No lado paranaense, a PR-412 também será duplicada, no trecho que vai da divisa com SC até a rotatória na entrada de Guaratuba, que será substituída por um viaduto. Ao todo, serão 12,81 km de duplicação, com construção de uma nova pista, restauração da pista existente, ciclovia de 3 metros de largura e dispositivos de drenagem, sinalização e segurança.
Além disso, será feita uma nova interseção no entroncamento com a PR-808, que dá acesso a Itapoá, e três retornos ao longo da rodovia. A ponte sobre o Rio da Praia será substituída por uma galeria de concreto e o posto da Polícia Rodoviária Estadual será deslocado para melhor localização.
O acordo representa não apenas o encerramento de um impasse jurídico, mas uma ação conjunta entre Paraná e Santa Catarina para fortalecer a integração regional, melhorar a logística e fomentar o desenvolvimento econômico da região.
Com informações e fotos AEN/PR
Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000
Horário de Atendimento: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.