Contra à Dengue: Agentes realizam visitas às residências de veraneio durante feriado

Aproveitando o feriado de Corpus Christi, com mais residências abertas, sobretudo, de veraneio, a equipe de Agente de Combate às Endemias (ACE’s) da Prefeitura de Guaratuba realizou trabalho de campo, ações de vistoria e orientação a respeito do combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da Dengue, Chikungunya e Zika. A partir da análise dos dados de infestação predial por mosquitos da espécie Aedes aegypti, trazidos pelo Levantamento Índice Rápido e colocação de armadilhas, a região escolhida para os trabalhos foi o Figueira, Brejatuba, Estoril e Eliana visando a quantidade de imóveis de veraneio nos locais.
Durante todo o ano é realizado o trabalho de campo com vistorias casa a casa, para orientação, identificação e eliminação dos principais focos do mosquito. Pela grande quantidade de casa de veranistas em Guaratuba, ações especiais nos feriados e fins de semanas são realizadas com o intuito de potencializar o trabalho do combate à dengue.
Em casas que não tem moradores fixos, os principais focos são ralos, vasos sanitários e piscinas. A orientação é colocar tela de mosquiteiro nos ralos e antes de deixar a casa fechada, jogar cloro dentro dos vasos sanitários e manter as tampas fechadas, além de sempre observar se o quintal está limpo e sem nenhum depósito que possa acumular água da chuva tornando-se potencial criadouro do Aedes aegypti. As piscinas não foram identificadas como principal foco, porém é importante fazer a manutenção regularmente com limpeza, aplicação de cloro e manter o motor funcionando.

Publicada: 04/06/2024