Dia D da Dengue: Guaratuba realiza ação contra o mosquito no Piçarras

Na sexta-feira (01), a Secretaria Municipal da Saúde realizou ações em comemoração ao Dia D de Combate à Dengue que aconteceu em todo o Brasil.

Os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) em conjunto com os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) realizaram visitas nas residências, vistoriando os imóveis, removendo criadouros do mosquito e prestando informações a respeito das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, entre elas a Dengue.

A localidade escolhida dentro do bairro Piçarras possui cerca de 1200 imóveis, dos quais 690 foram vistoriados durante a ação, os demais imóveis estavam fechados no momento da visita. Sabe-se que 95% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências, em baldes, brinquedos, lonas, piscinas, pratinhos, vasos de flor, potes de água de animais, recipientes para coleta de água da chuva, entre outros. As vistorias continuarão acontecendo durante todo ano, é importante receber os agentes em sua residência.

Neste momento em que estamos vivendo uma alta de casos da doença e com índice de 7,2% de infestação predial para o Aedes Aegypti na cidade, a conscientização de toda a população é de extrema importância. Verificar semanalmente seu quintal, remover todos os depósitos que possam acumular água, lavar os potes de água dos animais diariamente e fazer a correta manutenção das piscinas, caixas d’água, calhas e galões de coleta da água da chuva são ações que previnem a proliferação do mosquito.

Publicada: 05/03/2024