Guaratuba terá a execução de 27 projetos culturais esse ano pela Lei Paulo Gustavo

Na noite de segunda-feira (22), ocorreu na sede da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo a assinatura do Termo de Execução Cultural dos projetos aprovados na Lei Paulo Gustavo para o município de Guaratuba. Foram 27 projetos aprovados num total de 50 que foram submetidos nos Chamamentos Públicos nº14 e nº15/2023, abertos em meados de outubro de 2023.

Os projetos, tanto de audiovisual como de demais áreas culturais enfocaram a cultura, história e turismo guaratubano. Também a grande maioria dos projetos aprovados são de produtores culturais da cidade.

Os 27 projetos culturais serão executados durante esse ano, movimentando o setor cultural de Guaratuba com exibições públicas dos curtas-metragens produzidos, de sessões de cinema gratuito, mostras de música, oficinas de capoeira, audiovisual, teatro, dança, pintura, etc.  O diretor da Cultura e presidente da Comissão de Análise e Julgamento dos Editais, João Pedro D’Oliveira Silva, destacou que a maioria das contrapartidas tem como público as crianças e jovens das escolas de Guaratuba, e que isso, é muito importante pois fortalece a perpetuação da cultura.

A Lei Paulo Gustavo (195/2022) é destinada a artistas, produtores, empresas, espaços culturais e sociedade civil, incluindo pessoas físicas e jurídicas da área cultural.

Conheça os projetos culturais previstos para esse ano pela Lei Paulo Gustavo em Guaratuba:

DEMAIS ÁREAS CULTURAIS

ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS

• Marcio dos Santos - PROJETO: Oficina de pintura em camiseta.
  • Josenei Alves Junior - PROJETO: Várias Variáveis.

BLOCOS E BANDAS CARNAVALESCOS

• Sergio Renato da Silva - PROJETO: Bloco da Família Sapo

CIRCO

• Fernanda Valério - PROJETO: Alakazam

DANÇA

• Graziela Calazans Schettini - PROJETO Histórias Ciganas

MÚSICA

• Associação Pedagógica ALMA (Pessoa Jurídica) - PROJETO: Oficinas de musicalização gratuitas a aproximadamente 70 professores da rede municipal de educação.
  • Alexandre Bueno - PROJETO: Minha voz e o violão
  • Vinicius de Andrade Bueno - PROJETO: Rock Acústico

• Ana Lucia Garcia - PROJETO: Boi de mamão reciclado

PROJETOS LIVRES

• Franciele Aparecida Oliveira (Pessoa Jurídica) - PROJETO: Grupo de capoeira Ilha Bela
  • Sandra Mara de Andrade Bueno - PROJETO: Na trilha dos índios Coroados
  • Emanuel Lisboa Fraga
  • NOME DO PROJETO: Oficina de VJing e Vídeo Mapping

AUDIOVISUAL

Inciso I | LPG - Apoio a produção de obra audiovisual de curta metragem

• Grazieli Eurich - PROJETO: Boi de Mamão de Guaratuba: uma história para ser contada
  • Juliana Capilé Rivera - PROJETO: TRÊS CABEÇAS E OUTRAS LENDAS
  • Sandra Mara de Andrade Bueno - PROJETO:  No Caminho das ostras.
  • Diego Mauricio de Lima (PESSOA JURIDICA) - PROJETO:  Os foliões do Divino
  • Israel Montesuma Oliveira - PROJETO: Rolê pela cidade de Guaratuba-PR
  • Emannuel Lisboa Fraga - PROJETO: Guaratuba(s)
  • Sergio Renato da Silva - PROJETO: As raízes e tradição do bloco família Sapo
  • Instituto Guaju (PESSOA JURÍDICA) -  PROJETO: O MAR E ELES: Uma relação de suor, sustento, sonhos e vidas
  • Daniele Fernandes da Silva - PROJETO: Fala Guara
  • Sergio Santos Barroso - PROJETO: Faça-se você mesma!

Inciso I | LPG - Apoio a produção de obra audiovisual de videoclipe

• Mônica Andrade Luz - PROJETO:  “Mergulho - Imersão poética“

Inciso III | Ação de Formação Audiovisual ou Apoio a cineclube

• Tatiana Mendes Horevicht - PROJETO: OFICINA DE ATUAÇÃO PARA CINEMA
  • Juliana Capilé Rivera - PROJETO: OFICINA DE ESCRITA DE ROTEIRO PARA DOCUMENTÁRIO
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) (PESSOA JURÍDICA) - PROJETO: Formação Auduovisual -Produção executiva, do roteiro ao quadro de produção.
  • Emannuel Lisboa Fraga - PROJETO: Guará CineClube Cinema ao ar livre tela e projetores).

Categoria: Turismo/Cultura
Publicada: 25/01/2024