Escola do Futuro: Prefeitura inicia projeto na rede municipal de ensino de Guaratuba

Na terça-feira (3) aconteceu na Escola Municipal Doutor de Plácido e Silva, o lançamento da “Escola do Futuro”, um projeto inovador da Secretaria da Educação que alia o material pedagógico, lúdico, criativo e a tecnologia das impressoras 3D. 

A impressora 3D no ambiente escolar é uma ferramenta versátil que promove a aprendizagem prática e o desenvolvimento de habilidades relevantes para o mundo atual. Essa tecnologia permite que os alunos compreendam melhor os princípios de design, geometria e resolução de problemas, além de facilitar a criação de protótipos físicos de ideias e permitir a criação, visualização e manipulação de objetos tridimensionais, tornando mais fácil a compreensão de conceitos abstratos.

O projeto “Escola do Futuro” iniciará neste ano com os alunos dos 1° aos 5° anos da rede municipal de ensino de Guaratuba. Todos os conteúdos dos materiais didáticos estão dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ou seja, o conteúdo é utilizado nacionalmente. “Nós temos que estar sempre inovando. O material é muito bom e junto com ele foi aderido também as impressoras 3D, que complementam o material didático”, disse a coordenadora do projeto Juliana Bonetto. 

Para o prefeito Roberto Justus um dos investimentos mais importantes é a educação e a qualificação dos professores. “Se queremos qualificar a educação municipal, temos que buscar a tecnologia, o material pedagógico moderno, como temos feito aqui em Guaratuba. Nós introduzimos a robótica, a lousa digital e agora estamos trazendo para as salas de aula de todos os nossos alunos da rede municipal da área urbana e rural, a impressão 3D. Há todo um planejamento pedagógico aprovado pelo Ministério da Educação, que com certeza vai fazer a diferença na qualidade de ensino dos nossos alunos”, concluiu. 

A secretária da Educação Fernanda Monteiro agradeceu a presença de todos e comentou sobre o novo projeto “A Escola do Futuro é um projeto que alia o material didático, que trabalha o lado lúdico, criativo e raciocínio lógico das nossas crianças com tecnologia de ponta que são as impressoras 3D. Chegar ao fim do ano letivo com mais novidades é uma vitória para e educação”, concluiu.

A gerente de contas da Selbetti Tecnologia Fernanda Mendes, considera que a Prefeitura de Guaratuba é um exemplo e um case de sucesso ao aprimorar o ensino com o projeto inovador e as impressoras 3D “É uma alegria para nós estarmos aqui hoje, não só porque ganhamos a licitação do fornecimento da alocação das impressoras 3D, mas por vermos que a Prefeitura de Guaratuba está investindo em inovação e tecnologia nas escolas públicas, é um case de sucesso para replicarmos para outras prefeituras”, afirmou. 

Na ocasião também estavam presentes secretários municipais, os vereadores Itamar Cidral da Silveira Junior e Maria da Silva Batista e a equipe da Secretaria da Educação.

Categoria: Educação
Publicada: 04/10/2023

Clique nas imagens para abrir a galeria

Log da Prefeitura Municipal

Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Horário de Atendimento: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.


MAPA DO SITE

Ao utilizar o site da Prefeitura de Guaratuba, você concorda com o uso de cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência de navegação e personalizar o conteúdo e as informações que lhe são apresentados.

Entenda o que são cookies e nossa política clicando Aqui