Guaratuba aprova o 1º Plano Municipal dos Direitos das Mulheres

Guaratuba deu um passo histórico na consolidação das políticas públicas voltadas às mulheres. Na tarde da última segunda-feira (26), durante reunião ordinária, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) aprovou o 1º Plano Municipal dos Direitos das Mulheres, documento que orientará as ações do município na promoção da igualdade de gênero e na garantia de direitos.


O Plano foi construído a partir da escuta ativa das mulheres e das deliberações da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, realizada em 2025. A elaboração contou com a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social, assessoria IBITECH, da Comissão de Elaboração do Plano, composta por conselheiras do CMDM, e com a colaboração da Procuradoria da Mulher na Câmara.


De forma intersetorial, o documento foi amplamente debatido antes da aprovação final e estabelece diretrizes para a atuação integrada do poder público, com foco no enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher, promoção da saúde integral, fortalecimento da autonomia econômica, educação para a igualdade de gênero, estímulo à participação social, fortalecimento institucional e gestão baseada em dados, monitoramento e avaliação contínua.


A reunião foi aberta pela secretária municipal da Assistência Social, Simone Lense, e contou com a presença da procuradora da Mulher e vereadora Sandra Bertipaglia, da coordenadora da Organização de Políticas para Mulheres de Guaratuba, Flávia Clara Savelli, do assistente social Dirceu Diniz Benfica Júnior, da presidente Grazieli Eurich e conselheiras do CMDM.


Para a secretária Simone Lense, o Plano é um instrumento estratégico de planejamento, gestão e monitoramento das políticas públicas.


“Enquanto Secretaria Municipal de Assistência Social, reafirmamos nosso papel na coordenação técnica e na articulação da política para as mulheres, garantindo suporte institucional ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, à gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher e à integração com a rede socioassistencial”, destacou.


Para a presidente do CMDM, Grazieli Eurich, a aprovação do Plano representa um marco histórico para Guaratuba. Ela destaca que, após a efetivação do Conselho em 2024, impulsionada pela mobilização de coletivo de mulheres, a realização da primeira conferência municipal ano passado, a criação da Coordenadoria da Mulher e de uma Procuradoria da Mulher bastante atuante na Câmara, o Plano consolida e fortalece os avanços nas políticas públicas voltadas às mulheres no município.

Categoria: Bem Estar Social
Publicada: 28/01/2026

Clique nas imagens para abrir a galeria

Log da Prefeitura Municipal

Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Horário de Atendimento: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.


MAPA DO SITE

Ao utilizar o site da Prefeitura de Guaratuba, você concorda com o uso de cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência de navegação e personalizar o conteúdo e as informações que lhe são apresentados.

Entenda o que são cookies e nossa política clicando Aqui