O projeto de revitalização da Orla Histórica de Guaratuba foi apresentado na terça-feira (26) pelo Governo do Estado à prefeitura do município, em reunião em Curitiba. Com projeto desenvolvido pelo Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, a obra contará com um investimento de aproximadamente R$ 24 milhões, em uma área de aproximadamente 10,8 mil m².
A expectativa do Governo do Estado é de que a obra seja iniciada ainda neste ano, dentro de um cronograma de 12 meses. A execução será dividida em duas etapas para não impactar os comerciantes da região durante a alta temporada de verão, sendo concluída em 2026. A iniciativa agora segue para a fase de licitação e contratação pelo Instituto Água e Terra (IAT). De acordo com o prefeito, Mauricio Lense, a cidade vem passando por um momento de grande desenvolvimento graças aos investimentos que o Governo do Estado tem aportado. “A revitalização da Praça dos Namorados, na Orla Antiga, será muito importante pelo aspecto turístico. Ali é um ponto lindo de observação do pôr do sol, e ficará ainda mais bonito com essa obra. Estamos muito felizes de receber o projeto para dar início aos trabalhos nessa região, assim como em outros projetos e obras que estão em andamento”, declarou.
“A revitalização da Orla Histórica, no entorno da Praça dos Namorados, é um projeto estratégico que vai valorizar ainda mais Guaratuba e o nosso Litoral. Com essa obra, estamos garantindo um espaço moderno de lazer, turismo e convivência, dentro de um conjunto maior de investimentos que o Governo do Estado tem realizado para transformar a região”, afirmou o secretário do Planejamento, Ulisses Maia.
Em junho, o Instituto Água e Terra (IAT) emitiu a Licença Ambiental Prévia (LP) da obra, o que permite, entre outras atividades, o início do processo licitatório. O órgão estadual, que é subordinado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), também será o responsável pela contratação da empresa responsável pelas obras via licitação.
Presente no encontro, o secretário estadual das Cidades, Guto Silva – o projeto foi iniciado quando ele era secretário do Planejamento – enfatizou o volume recorde de investimentos que estão sendo aplicados no Litoral do Estado. “A revitalização da Orla Histórica vai transformá-la em um verdadeiro cartão-postal do Litoral, de frente para a Baía de Guaratuba. Este é mais um investimento dentro de um grande pacote que já passa de R$ 2 bilhões e que reposiciona o nosso Litoral, com infraestrutura moderna para atrair turistas, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida”, disse.
MELHORIAS – Um dos elementos que mais chama a atenção é a construção de um amplo deck de madeira que se estende por toda a faixa da Orla Histórica, o que deverá facilitar a circulação de pedestres pela região. Ele também tornará a integração da Praça dos Namorados e adjacências com os trapiches mais orgânica e harmônica. Tanto a área da praça como o deck contarão com novos bancos e espreguiçadeiras, além de novos elementos paisagísticos, servindo também como um grande espaço de convivência e lazer. A região já é tradicionalmente conhecida como local de contemplação do pôr do sol na Baía de Guaratuba, algo que deve ser fortalecido ainda mais após a conclusão da obra.
A nova pavimentação da praça e entorno, incluindo a Rua Coronel Afonso B. de Souza, a Travessa Juvêncio Unho e a via Marechal Hermes será feita com pavers. O sistema possui alta capacidade de drenagem da água da chuva e fácil manutenção. As vagas de estacionamento público do espaço adjacente também serão demarcadas. As ruas contarão com elementos de acessibilidade, como rampas para facilitar o acesso de cadeirantes e outras pessoas com mobilidade reduzida, e piso tátil para orientação de deficientes visuais. Na Avenida 29 de Abril, a proposta inclui a criação de uma praça de convívio com elementos paisagísticos, mobiliário urbano moderno e novo sistema de iluminação. Já na área ao lado do Terminal Turístico Pesqueiro, está prevista a implementação de uma área de lazer com opções recreativas, sendo a principal delas uma fonte de águas dançantes, ideal para a realização de espetáculos noturnos.
Presenças – Além do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; do presidente do Ipardes, Jorge Callado; do diretor de Planejamento e Projetos do Paraná Projetos, Célio José Gonçalves Watter; e do deputado estadual Denian Couto, também participaram da reunião a chefe de gabinete da Prefeitura de Guaratuba Josiane de Macedo Cordeiro, o secretário municipal Dagoberto da Silva, coordenador de projetos Cel. Edemilson Barros e o presidente da Adetur Litoral, Rafael Folmann.
Com informações e fotos AEN/PR
Confira o vídeo do projeto de revitalização: https://youtu.be/o2xI2u2ntcY?si=zfwYRuVyIfcM2Otu
Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000
Horário de Atendimento: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.