Durante três dias, a V Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres reuniu mulheres de mais de 200 municípios do Paraná para debater ações e prioridades em favor das mulheres. O evento, realizado em Foz do Iguaçu, teve como tema central “Mulheres, Territórios e Cidades” e foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), com apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM).
Guaratuba participou pela primeira vez da conferência estadual, representada pelas delegadas eleitas na etapa municipal: Simone Muller e Ana Luiza Vaz (governamentais), Ariane Fernandes de Oliveira e Laura Célia Silva (sociedade civil). Ao final da conferência, a delegada Simone Muller foi eleita como suplente para representar o Paraná na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada em Brasília, final de setembro.
A abertura da V Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres teve a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que reforçou a importância do diálogo e da construção coletiva. A conferência estadual resultou em propostas que serão levadas à etapa nacional, como propostas para ampliar a licença-maternidade e paternidade com estabilidade e direitos garantidos; a criação de uma política nacional de fomento à cultura com perspectiva de gênero; a defesa do parto humanizado no SUS com protagonismo das gestantes; a paridade de gênero no Legislativo e nos diretórios partidários; e a exclusão de um salário mínimo da mãe do cálculo para concessão do BPC.
No âmbito estadual, as discussões giraram em torno da criação de políticas de incentivo fiscal e cotas para empresas que promovam mulheres em cargos de liderança; a implementação do Plano Nacional de Cuidados em nível estadual; o desenvolvimento de um protocolo psicossocial para acolhimento de mulheres vítimas de violência nas delegacias; e o financiamento de projetos liderados por mulheres voltados à justiça climática e educação ambiental.
A secretária estadual Leandre Dal Ponte destacou a força do encontro: “Tivemos um raio-x das realidades das mulheres paranaenses. O que estamos construindo é, verdadeiramente, uma política de Estado”.
Também foi realizado o 1º Fórum Estadual de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres, promovendo troca de experiências e articulação para fortalecimento das redes de atendimento nos territórios.
O Município de Guaratuba, por meio da Secretaria da Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, agradece a participação das delegadas de Guaratuba e reafirma o compromisso do município com a construção coletiva de políticas públicas mais justas e efetivas para as mulheres.
Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000
Horário de Atendimento: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.