A parceria entre a Itaipu Binacional e o município de Guaratuba tem se fortalecido com iniciativas voltadas à sustentabilidade, à educação ambiental e ao desenvolvimento comunitário. O mais recente exemplo dessa cooperação foi o Seminário Mudanças Climáticas e COP30, realizado no último dia 6 de maio na Pousada FECEP, com o auditório lotado.
Promovido pela Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec, por meio dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, em parceria com a Prefeitura de Guaratuba e a Associação dos Pescadores e Armadores de Guaratuba e Região (Apagre), o evento contou com a palestra do biólogo e divulgador científico Atila Iamarino, referência nacional no combate à desinformação sobre meio ambiente e saúde pública.
Também participaram o prefeito Mauricio Lense, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional Enio Verri e o diretor coordenador Carlos Carboni. O evento contou com a apresentação cultural do Boi de Mamão do Instituto Canto do Caiçara (ICAC), de Guaratuba. O seminário integra o Convênio de Governança Participativa para a Sustentabilidade, executado por meio do programa Itaipu Mais que Energia, em alinhamento com as diretrizes do Governo Federal para o enfrentamento da crise climática.
Destaques da parceria: investimentos em turismo e meio ambiente
Entre as ações que reforçam a parceria, está o projeto “Melhorias para o Turismo de Guaratuba”, da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo - Prefeitura de Guaratuba, contemplado na primeira chamada do Edital 01/24 do programa Itaipu Mais que Energia no valor de R$ 728 mil.
Com execução prevista de outubro de 2025 a outubro de 2027, a iniciativa inclui: Instalação de sistema fotovoltaico para abastecimento de equipamentos públicos de cultura e turismo; Estações de hidratação pública, com bebedouros adaptados para pessoas e animais; Reforma de 8 banheiros públicos em áreas de grande fluxo turístico; Placas informativas sobre atrativos locais; Totens interativos com informações turísticas e culturais; 10 pontos de coleta seletiva, como contrapartida ambiental; Instalação de rede de dados com antenas e ar-condicionado em espaços públicos.
Além do projeto da Prefeitura, outras entidades do município também tiveram projetos aprovados:
* Associação Guaratubana de Maricultores (Aguamar): Mais Ostras, Energia, Sustentabilidade e Cultura;
* Associação dos Pescadores e Armadores de Guaratuba e Região (Apagre): Mulheres da Pesca Artesanal de Guaratuba: Transformando o Pescado em Renda e Sustentabilidade;
* Instituto Guaju: Resgate Cultural, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: Conservação do Guará (Eudocimus ruber) e de seu habitat na baía de Guaratuba.
Investimento anterior reforça compromisso com meio ambiente
Em 2023, Guaratuba já havia sido contemplada com R$ 1,7 milhão do programa Itaipu Mais que Energia para ações de saneamento ambiental, energias renováveis e manejo integrado de água e solo. O projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente prevê a reestruturação da usina de triagem de materiais recicláveis com aquisição de novos equipamentos e a instalação de um sistema fotovoltaico, além da recuperação e proteção de nascentes.
Essas ações consolidam a cooperação entre Itaipu e Guaratuba como um modelo de articulação institucional voltado ao desenvolvimento sustentável e à valorização do litoral.
Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000
Horário de Atendimento: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.