Na última sexta-feira (21), a equipe de Epidemiologia esteve na área rural para conscientizar os alunos sobre a leptospirose, com o objetivo de torná-los disseminadores de informações dentro da comunidade. A ação foi realizada com quatro turmas de estudantes da Escola Rural do Cubatão, abordando os principais sintomas da doença, formas de prevenção e a importância de buscar atendimento médico ao primeiro sinal da infecção.
Durante a palestra, os profissionais explicaram que a leptospirose é uma doença transmitida pela urina de roedores, especialmente de ratos, e que seu risco aumenta após enchentes e inundações. Com a baixa das águas, muitas famílias já iniciaram a limpeza de suas casas, e foram orientadas a adotar medidas seguras, como o uso de luvas e botas de borracha. Além disso, a equipe forneceu instruções sobre a correta diluição e uso do hipoclorito de sódio (água sanitária) para eliminar a bactéria leptospira, causadora da doença.
Para reforçar o aprendizado, foram distribuídos folhetos informativos contendo todas as recomendações de prevenção e higienização. A equipe também visitou a unidade de saúde local, orientando os profissionais sobre a coleta de exames e o acompanhamento de possíveis casos suspeitos.
Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000
Horário de Atendimento: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.