EcoFeira: Em 3 meses de atividades recolhe 5,1 toneladas de materiais recicláveis e entrega mais de 1 tonelada de hortifrúti

O Projeto Eco Feira, iniciativa da Prefeitura de Guaratuba, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), teve seu início em março de 2023 e, em 3 meses de atividades, já recolheu 5,1 toneladas de materiais recicláveis que foram encaminhados à Usina de Triagem de Resíduos Sólidos do município.
O projeto abrange todos os bairros da cidade, desde a Barra do Saí até a Prainha. Semanalmente, os produtores rurais preparam sacolas com 5kg de hortifrúti e um doce de banana que são trocados com a população pelo material reciclado.
A adesão ao programa está em constante crescimento, até o momento, foram 261 sacolas de hortifrúti sendo 1.305kg de alimentos de qualidade distribuídos às famílias de Guaratuba. Os quilos de materiais excedentes ou que não fecharam para a troca pela sacola naquela entrega, viram vales para que a pessoa não precise voltar para casa com o material e possa usar na próxima visita.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Edgar Fernandez, destaca não apenas o aspecto educativo do projeto, mas também a contribuição para a facilitação do manejo dos resíduos, já que a comunidade realiza a seleção prévia.
Em Guaratuba, a gestão de resíduos na Usina de Triagem de Guaratuba garante a renda para 36 famílias da associação Acamares Pôr do Sol.
Vem fazer parte desse projeto
A próxima EcoFeira será no dia 19 de junho, nos bairros Centro (9h na Escola Moisés Lupion), Caieiras (10h na Escola Máximo Jamur), Prainha (14h20 na Escola Iraci Miranda Kruger) e Cabaraquara (15h20 no Tio Lulu).
A cada 15kg de recicláveis você recebe uma sacola com 5kg de hortifrúti. Cada pessoa terá direito a 2 vales por mês. Só serão aceitos materiais recicláveis que estiverem limpos e ensacados. A permanência máxima em cada ponto é de 40 minutos.

Categoria: Meio Ambiente
Publicada: 06/06/2024