Dia da Luta Antimanicomial: Caps realiza Tarde Cultural contra o preconceito

Pelo terceiro ano consecutivo, Guaratuba promoveu um evento em comemoração ao dia nacional da Luta Antimanicomial.

O evento aberto ao público aconteceu na tarde da sexta-feira (17) na Praça dos Namorados, com música e exposição de telas.

A Tarde Cultural foi organizada pelo Centro de Atenção Psicossocial Recomeço (Caps) da Secretaria Municipal da Saúde, Prefeitura de Guaratuba.

O dia 18 é celebrado em todo país como o dia da "Luta Antimanicomial", movimento que caracteriza-se pela luta por direitos das pessoas com transtornos mentais, combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave. O Movimento Antimanicomial faz lembrar que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais, têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Tudo bem não estar bem – Procure ajuda!

O Centro de Atenção Psicossocial CAPS é especializado em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente e usuários de álcool e outras drogas. O CAPS oferece um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional, visando à reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

O CAPS recebe em demanda espontânea, ou seja, não precisa de encaminhamento médico, a população pode ir diretamente até o centro para conversar, ser acolhido e, marcar uma avaliação pela equipe multiprofissional que, de acordo com a necessidade, elaborará o plano terapêutico, a participação nas terapias, oficinas e consulta médica.

No CAPS são oferecidos diversos tipos de atividades terapêuticas como psicoterapia em grupos, orientação e acompanhamento do uso de medicação, consulta médica, oficinas terapêuticas, horta, musicalização, arteterapia, além de atendimento domiciliar e aos familiares.

O CAPS I Recomeço fica na Rua Padre Donato, 559, Centro. Telefone: 41 3472-8677 / 8712

Publicada: 21/05/2024