Secretaria faz visita de campo ao Cabaraquara visando fortalecer turismo

A equipe da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo realizou na última quinta-feira (16), visita de campo à comunidade do Cabaraquara. O projeto da secretaria é fortalecer o potencial turístico e, para isso, entender a realidade local foi o objetivo da visita que contou com uma explicação sobre o manejo, cultivo e produção de ostras, conduzida pelo presidente da Aguamar, Nereu de Oliveira, no Sítio Sambaqui.
Está sendo elaborado um relatório de viabilidade turística, identificando novos pontos turísticos potenciais e fornecendo apoio para o crescimento daqueles que já estão estabelecidos e recebem visitantes. Este esforço visa não apenas diversificar as opções de atração para os turistas, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico local e promover a sustentabilidade ambiental.
A Prefeitura de Guaratuba, em parceria com o Sebrae e a Aguamar, está na fase final do projeto de obtenção da Indicação Geográfica (IG) para a Ostra do Cabaraquara. Essa iniciativa visa atribuir uma marca de qualidade distintiva à ostra proveniente dessa região específica, destacando suas características únicas e garantindo sua autenticidade e excelência.
Ao imprimir essa indicação geográfica, será valorizado a produção local de ostras, mas também fortalecerá a imagem da região como um destino de excelência para produtos gastronômicos. Essa certificação não só beneficia os produtores, ao agregar valor ao seu produto, mas também promove o desenvolvimento econômico sustentável da comunidade local.

Categoria: Turismo/Cultura
Publicada: 20/05/2024