Alunos de Robótica da rede pública municipal de Guaratuba estão fazendo adaptadores de filtros de água nas impressoras 3D para serem enviados para o Rio Grande do Sul

As escolas do município possuem 25 impressoras 3D, que integram os conteúdos em sala de aula com a prática de alunos do 1º a 5 º ano do Fundamental que tem robótica no currículo.
A iniciativa da impressão dos adaptadores é do servidor da Prefeitura, Luiz Gustavo de Souza, que participa do movimento nacional H2Obah de uma comunidade Maker.
Está sendo realizada uma força-tarefa em todas as escolas municipais para fazer o máximo de adaptadores de filtros de água para ajudar as famílias gaúchas, a previsão é a entrega de 120 unidades por semana.
Os professores vão trabalhar com os alunos além da robótica, a questão da conscientização sobre o que está acontecendo no Rio Grande do Sul, educação ambiental e, sobretudo, solidariedade.
Um filtro de água adaptado às sacolas ou baldes podem em um dia fornecer 40 litros de água limpa. Para consumo humano, a água precisa após a filtragem ser fervida e adicionar gotas de cloro quando a água tiver em temperatura ambiente.
O material utilizado dos filamentos é um polímero PLA de fontes renováveis orgânicas e biodegradável.

A Prefeitura de Guaratuba convida à população a se juntar a essa bonita campanha doando as células (velas) que compõe os filtros, para que os kits sejam entregues completos. O recebimento será na Secretaria Municipal da Educação.
A previsão é que a primeira remessa para o RS seja enviada na próxima sexta-feira (24).

Categoria: Educação
Publicada: 20/05/2024