Vacine-se! Covid-19 ainda causa preocupação com mais casos de óbitos em crianças e idosos no ano passado

Apesar da incidência e a mortalidade atuais serem menores que as registradas em 2020 e 2021, a Covid-19 ainda representa um sério problema de saúde pública. Durante 2023, os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19, assim como de mortes, foram mais frequentes entre idosos com 60 anos ou mais, seguidos de crianças menores de 1 ano de idade.
Por ser uma das principais causas de infecção respiratória grave e morte em crianças menores de 5 anos, principalmente entre os menores de 1 ano de idade, decidiu-se pela inclusão da vacinação contra a Covid-19 no calendário nacional de vacinação infantil.
A vacinação contra a Covid-19 teve grande impacto na redução da morbimortalidade da doença, evitando milhares de óbitos e internações no Brasil. No entanto, apesar da elevada eficácia das vacinas contra a Covid-19 para prevenção de casos graves e óbitos, observa-se uma redução da proteção imunológica, alguns meses após a vacinação, principalmente nas faixas etárias a partir de 60 anos de idade. Dessa forma, visando a recuperação da resposta protetora da vacinação, foi recomendada a administração de doses de reforços nas diferentes faixas etárias.
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde na rotina das crianças e grupos prioritários.
População prioritária
• Toda a população entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias não vacinada ou com esquema vacinal incompleto de acordo com a faixa etária, para vacinação de rotina no calendário nacional de vacinação infantil.
• Grupo A - de maior risco: Gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, imunocomprometidos e idosos (60 anos ou mais).
• Grupos com maior vulnerabilidade na realidade brasileira na indicação de vacinação periódica: indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (e seus trabalhadores), pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade (+18 anos), adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, e pessoas em situação de rua.
O objetivo principal da vacinação é reduzir casos graves e óbitos pela Covid-19. Por isso, é fundamental alcançar a meta 90 para cobertura vacinal do público indicado.
Importância da vacinação
Desde o primeiro caso de Covid-19 identificado no início de 2020 e ao longo dos mais de 3 anos de pandemia, o Brasil registrou mais de 38 milhões de casos e 708 mil óbitos pela doença, conforme notificado pelas secretarias estaduais de saúde ao Ministério da Saúde.
No Brasil, entre 2020 e 2023, até a SE 43, foram notificadas 3.598.936 hospitalizações. O ano com o maior registro de casos hospitalizados e óbitos por covid-19 foi 2021. Após o alcance de boas coberturas vacinais, observou-se redução na hospitalização e na evolução a óbito por Covid-19, fato observado, principalmente, a partir de 2022.
Entre os óbitos causados pela Covid-19 notificados em 2023, 83% apresentavam uma ou mais comorbidades e/ou fatores de risco, com destaque para cardiopatias, diabetes, pneumopatias e irnunocomprometidos.

Categoria: Saúde
Publicada: 07/02/2024

Clique nas imagens para abrir a galeria

Log da Prefeitura Municipal

Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Horário de Atendimento: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.


MAPA DO SITE

Ao utilizar o site da Prefeitura de Guaratuba, você concorda com o uso de cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência de navegação e personalizar o conteúdo e as informações que lhe são apresentados.

Entenda o que são cookies e nossa política clicando Aqui