Volta às aulas: Prefeitura inicia ano letivo com formação para profissionais da educação

Na quinta-feira (1) e nesta sexta-feira (2), a Prefeitura de Guaratuba, Secretaria da Educação, realizou a formação de início de ano letivo para os professores, equipes pedagógicas, estagiários e auxiliares da rede municipal de ensino. A formação contou com diversas palestras, com destaque para a participação do psicólogo e mestre em Educação, Marcos Meier, sobre os "Aspectos Socioemocionais na Interação professor - aluno".
Mais de 600 pessoas participaram de todo o evento que tem como objetivo valorizar os profissionais da educação, trazendo aprimoramento e qualificação sobre temas atuais da área para aplicação em mais um ano letivo.
Segundo a secretária da Educação Fernanda Monteiro, “a educação larga com muitos projetos importantes para este ano, em breve, no final do mês, inaugurando a creche das Caieiras, a continuidade da obra da escola do Mirim, a entrega dos uniformes e dos kits escolares e com muito amor para receber os nossos alunos”.
Programação intensa: Os professores do Ensino Fundamental tiveram uma palestra com Bruno Luís Simão e o tema “Aprendendo a aprender uma estratégia possível”, em outro momento também tiveram formação em “Letramento Matemático” e “Metodologias Ativas para o Ensino Fundamental”.
Já para a Educação Infantil, a palestrante Florinda Pimentel falou sobre “Musicalização na Educação Infantil”, e o palestrante Bruno Luís Simão falou sobre “Desenvolvimento infantil e jogos na educação infantil”. Também as coordenadoras da Educação Infantil fizeram uma palestra de acolhimento para as auxiliares, que também tiveram uma fala sobre as atribuições do cargo, sobre como auxiliar o desenvolvimento da fala dos pequenos e sobre cuidados e higiene nas trocas de fralda, cuidados com o banho. Também foram orientadas sobre ética no trabalho e sobre o Plano de Carreira municipal.
Os professores de Arte contaram com uma oficina do Iphan sobre Inventário Participativo do Patrimônio Cultural.
Pelo grande número de participantes, a formação da educação ocorreu na Igreja Advec, no salão 33 Eventos e Gastronomia, no auditório do Colégio Monteiro Lobato, na Câmara de Guaratuba e também na Escola Municipal Governador Moisés Lupion.

Categoria: Educação
Publicada: 02/02/2024