População participa de audiência pública sobre a restauração e agenciamento do entorno da Igreja Bicentenária

Na noite de segunda-feira (20), foi realizada audiência pública na Câmara de Guaratuba sobre o Projeto de Restauração e Agenciamento do Espaço Externo da Igreja Bicentenária de Nossa Senhora do Bom Sucesso, com a apresentação para validação pela população da proposta de requalificação do espaço público de seu entorno, especialmente o fechamento do trecho da Rua Monsenhor Lamartine em frente ao bem cultural tombado.

A audiência foi aberta com falas das autoridades presentes e, em seguida, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Paraná, Fabiana Moro Martins, contextualizou o projeto, apresentou o histórico da criação e atuação do Comitê de Acompanhamento, instância de participação social formada por representantes da igreja e paróquia local, do poder público municipal, de organizações da sociedade civil e da comunidade em geral, que desde março desse ano se reúne para validação dos vários produtos do projeto de restauração da igreja. A proposta de agenciamento do espaço externo apresentada para a população na audiência já havia sido previamente discutida e aprovada pelo comitê.

Os representantes da empresa ArquiBrasil, Jussara Valentini e Augusto Motta, conduziram a apresentação da proposta, com atenção especial para o fechamento do trecho da Rua Monsenhor Lamartine em frente à Igreja Bicentenária, visando a sua integração à Praça Alexandre Mafra a partir do nivelamento de ambos os espaços públicos, e a redução dos impactos do tráfego de veículos sobre o bem tombado. Também se destacou a recriação do adro da igreja por meio da realocação de seu cruzeiro para um local próximo ao original, defronte à edificação, a criação de uma praça junto à igreja, equipada para ocupação durante a Festa do Divino. A acessibilidade também foi apresentada com um piso em baixo grau de elevação a partir da calçada até a entrada lateral esquerda da Igreja Bicentenária.

Após a apresentação, abriu-se inscrições para fala dos cidadãos presentes, para esclarecimentos de dúvidas, comentários e opiniões sobre o projeto. 

Entre as questões levantadas, foi pautada a retirada da rampa da igreja nova, sendo alegado por um dos participantes que o elevador proposto não comportará a entrada e saída de idosos e pessoas com deficiência física em dias de missa. Os representantes do IPHAN e Arquibrasil responderam que esse ponto da proposta será reavaliado para que se encontre uma solução adequada às necessidades da comunidade.

Não tendo mais discordâncias, a audiência validou a proposta de requalificação do espaço público por consenso, especialmente o fechamento do trecho da Rua Monsenhor Lamartine. 

Autoridades presentes: o prefeito Roberto Justus, o vice-prefeito Edson Camargo, a presidente da Câmara Cátia Regina Silvano, os vereadores Fabiano Cecílio, Edna Castro, Alaor de Oliveira Miranda, o bispo da Diocese de Paranaguá, Dom Edmar Peron, o vigário da Paróquia de N. S. Bom Sucesso de Guaratuba, Padre Oliton Gomes, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Paraná, Fabiana Moro Martins, a secretária Municipal da Cultura e Turismo Adriana Correa Fontes, o subprefeito do Coroados Cláudio Dal Col, o procurador Fiscal Marcelo Bom, o secretário do Urbanismo Donato Focaccia, o secretário da Habitação Edilson Kalat, o chefe de Gabinete Toni Caldeira, os membros do Comitê de Acompanhamento da restauração, membros das equipes do IPHAN e da empresa ArquiBrasil Arquitetura e Restauração.

Categoria: Outros
Publicada: 22/11/2023

Clique nas imagens para abrir a galeria

Log da Prefeitura Municipal

Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Horário de Atendimento: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.


MAPA DO SITE

Ao utilizar o site da Prefeitura de Guaratuba, você concorda com o uso de cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência de navegação e personalizar o conteúdo e as informações que lhe são apresentados.

Entenda o que são cookies e nossa política clicando Aqui