Guaratuba realiza sua 1ª Conferência da Cultura e anuncia Fórum permanente

Momento histórico para Guaratuba aconteceu nesse final de semana, dias 20 e 21, quando os fazedores de cultura, artistas, pessoas interessadas pela cultura local e gestão municipal se reuniram e construíram juntos a 1ª Conferência Municipal da Cultura de Guaratuba.
A conferência ocorreu no Casarão Marcílio Dias, sede da Secretaria da Cultura e do Turismo. Na sexta-feira (20), ocorreu a abertura do evento com a presença do prefeito Roberto Justus, do gestor de Cultura do Estado do Paraná, Leonardo Franceschi Ferreira, dos vereadores Fabiano Cecílio e Ademir da Silva, e da secretária da pasta Adriana Correa Fontes.
A palestra magna falou de “Cultura no Plural”, sobre a importância de pensar a cultura como um objeto complexo, e nesse sentido abordou também as relações entre os mundos “erudito” e “popular” e as interlocuções entre cultura e memória individual e coletiva. O palestrante convidado foi o historiador e divulgador da ciência, Dr. Renilson Beraldo, da Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz, Rio de Janeiro.
Durante o sábado (21), foram formados seis grupos de trabalho que pensaram e discutiram em plenária, propostas em seis eixos temáticos para a cultura que serão levadas para a etapa nacional. Os eixos discutidos foram: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Direito às Artes e Linguagens Digitais.
Uma proposta resultado do evento foi a criação de um Fórum Municipal de Cultura, aproveitando a reunião dos interessados por cultura no município e para que sigam as discussões da conferência sobre políticas públicas para a Cultura de forma permanente na cidade. A Secretaria Municipal da Cultura já está agendando o fórum e em breve divulgará a data e local.
Também foram realizadas duas eleições, para os delegados representantes da comunidade que irão representar Guaratuba na etapa nacional da conferência, e também dos representantes da sociedade civil no novo Conselho Municipal da Cultura (confira os eleitos abaixo).
E como evento da área, não poderia deixar de ter apresentações culturais, com uma apresentação de violoncelo pela jovem Ana Catherine Mongruel Costa, e apresentação de capoeira dos alunos do Projeto Ilha Bela, mestra Franciele Aparecida Oliveira dos Santos, que é promovido com financiamento do município.
Delegadas:
Paulina Jagher Muniz e Adriane Marize Nedorub Pereira
Suplentes: Israel Montesuma e Márcio dos Santos.
Conselho Municipal da Cultura
Laura Célia da Silva, Valéria Alves da Silva, Israel Montesuma e Márcio dos Santos.
Suplentes: Stephanie Schreiber, Alexsandro dos Anjos, Tatiana Mendes Horevicht e Leandro Salvador dos Santos Mourão.

Categoria: Turismo/Cultura
Publicada: 23/10/2023