Reunião define cronograma da Operação Rondon Paraná em Guaratuba

Na terça-feira (19), a coordenação da Operação Rondon Paraná se reuniu com representantes da Prefeitura para elaborar o cronograma das atividades do projeto que inicia em Guaratuba no dia 12 e vai até dia 20 de outubro. A reunião ocorreu na sede da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, Casarão Marcílio Dias no Espaço Litoral. Na oportunidade também foram visitados os locais que ocorrerão as oficinais e também uma outra reunião aconteceu no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo dos Idosos.
A Operação Rondon Paraná prevê a realização de uma série de ações de extensão universitária voltadas à cidadania, cultura e solidariedade. As secretarias municipais definiram previamente quais projetos serão aplicados no município. A Operação Rondon Paraná irá possibilitar que professores e estudantes universitários de várias áreas do conhecimento desenvolvam, voluntariamente, atividades participativas e colaborativas com as comunidades e lideranças locais. Serão 24 participantes rondonistas, sendo 4 professores e 20 estudantes de graduação e pós-graduação.
As atividades abrangem cultura, direitos humanos, educação, inclusão social, meio ambiente, saúde, tecnologia, entre outros temas.
A iniciativa é da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), em parceria com as universidades públicas e privadas. Semelhante ao Projeto Rondon do governo federal, coordenado pelo Ministério da Defesa, a versão paranaense tem foco na formação cidadã dos estudantes, sem perder de vista a responsabilidade social e a sustentabilidade ambiental.
Participaram da reunião o prefeito Roberto Justus, a ouvidora Nilsa Borges que será a responsável em atender o projeto na cidade, a secretaria da Educação Fernanda Monteiro, o secretário do meio ambiente Carlos Eduardo Eduardo Nunes dos Santos, a secretaria do Bem Estar e Promoção Social Maricel Auer, o subprefeito da área rural Paulo Pinna, a diretora da secretaria do Turismo Angelita Bispo, o professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Carlos Alberto Miqueloto, os professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Mario Lopes e Laura Mattana.

Categoria: Outros
Publicada: 20/09/2023