Abafadores auriculares são entregues aos alunos autistas atendidos no CMAE

Na tarde da quinta-feira (14), a Prefeitura de Guaratuba realizou uma entrega simbólica de abafadores auriculares aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e hipersensibilidade auditiva atendidos pelo Centro Municipal de Avaliação e Atendimento Educacional Especializado (CMAE).

As alterações sensoriais são um sintoma central do autismo, reconhecidas como critérios diagnósticos pelo DSM-5. O uso de protetores auriculares/fones reduz o incômodo causado pelo excesso de barulho em certos locais, podendo otimizar o aprendizado de crianças com TEA no ambiente escolar.

A secretária Municipal da Educação Fernanda Monteiro disse que as políticas públicas dentro do CMAE são traçadas a partir do princípio de tratamento igualitário e condições de utilizar o aprendizado dos nossos alunos de forma individual. “Essa entrega simbólica confere maior conforto e bem-estar aos nossos alunos, como ferramenta adicional de regulação. Essa entrega é fruto de proposição indicativa do vereador Itamar Cidral da Silveira Junior, demonstrando a importância da parceria entre Legislativo e Executivo”, ressaltou a secretária da Educação.

“Avançamos muito em relação ao atendimento aos nossos autistas por conta do diálogo que foi estabelecido entre a comunidade e os poderes legislativo e executivo”, destacou o prefeito Roberto Justus. Segundo ele, esse é o caso do protetor auricular, em que houve uma construção com a comunidade, um trabalho técnico e qualificado das equipes da educação, diálogo com o legislativo que está sempre presente e, hoje o município entrega esse equipamento sabendo que vai melhorar a vida dessas pessoas.

Receberam os protetores auriculares os estudantes Ales Raphael Correia Moreira de Almeida, Miguel Belido Mendes Castanho, Lorenzo Ferreira de Oliveira, Marco Antônio Kologe Costa, Giovanni Deoring Travassos, Derick Gabriel Riesemberg, Dyerick Daniel Riesemberg, Julia Emanuele de Oliveira, Felipe Sátiro da Silva, Yasmim Fernanda Borges Cavalcante, Lucas Gabriel de Carlos Rodrigues, Pedro Machado de Souza, Felipe e Maria Clara Bochina Nascimento, Ruan Pablo de Lima, Heitor Paixão, Yasmin Alberton e Loara.

Na ocasião também estavam presentes a presidente da Câmara Cátia Regina Silvano, os vereadores Itamar Cidral da Silveira Junior, Ademir da Silva, Alaor de Oliveira Miranda, Ana Maria Corrêa da Silva, Paulo Eder de Araújo, e Maria da Silva Batista, secretários municipais, equipes da Secretaria da Educação e CMAE, pais e alunos autistas.

Categoria: Educação
Publicada: 15/09/2023