Prefeitura inicia cadastro para o Serviço Família Acolhedora em Guaratuba

O Serviço Família Acolhedora de Guaratuba está com cadastro aberto. O SFA faz parte da Política Nacional de Assistência Social regulamentado pela Lei Municipal nº 2.002/2023, trata-se de uma modalidade de acolhimento em ambiente familiar protetivo para crianças e adolescentes temporariamente afastados de suas famílias de origem por medida judicial.

A participação da sociedade civil é fundamental para a existência do SFA. Ela ocorre por meio de famílias voluntárias que se propõem a acolher em sua casa essas crianças e adolescentes, fornecendo os cuidados básicos do cotidiano, oportunizando vivencias familiares e comunitárias, além de muito afeto, amor e carinho. Para tanto, contam com acompanhamento contínuo da equipe técnica, composta por assistente social e psicóloga, e auxílio financeiro para ajudar nas despesas da criança ou adolescente.

O SFA é vinculado à Secretaria Municipal do Bem Estar e Promoção Social e tem como objetivo proporcionar um atendimento individualizado, garantir o direito à convivência familiar e comunitária e contribuir para a superação da situação de risco ou violação de direitos vivenciadas pelas crianças ou adolescentes, com menor grau de sofrimento e perda. O acolhido permanece com a família acolhedora até que seja possível o seu retorno para a família de origem ou adoção.


Confira os requisitos para se cadastrar como família acolhedora. Vale ressaltar que os candidatos passam por um curso formativo e avaliação psicossocial.

- Residir em Guaratuba

- Ter mais de 25 anos 

- Não estar no Cadastro Nacional de Adoção

- Não possuir antecedentes criminais 

- Apresentar boas condições de saúde. 


As inscrições estão abertas durante o ano todo. Candidate-se através do formulário:  https://forms.gle/CLBWe4EXvusd6Aa88 ou na Secretaria Municipal do Bem Estar e Promoção Social. 


Mais informações:

Endereço: Avenida 29 de Abril, nº 802, Centro (horário de funcionamento: 8h às 11h30 e 13h30 às 17h). 

Telefone/WhatsApp: 41 3472-8549.


Confira na íntegra a Lei nº 2.002/2023:

https://leismunicipais.com.br/a/pr/g/guaratuba/lei-ordinaria/2023/201/2002/lei-ordinaria-n-2002-2023-revoga-a-lei-n-1714-de-11-de-outubro-de-2017-e-dispoe-sobre-o-servico-familia-acolhedora-e-da-outras-providencias?q=2002


“Acolher uma criança/adolescente em sua casa é como oferecer um guarda-chuva no momento da tempestade. É um trabalho que tem começo, meio e fim. Mas o resultado é para sempre! ”

Categoria: Bem Estar Social - Familia Acolhedora
Publicada: 06/09/2023

Clique nas imagens para abrir a galeria

Log da Prefeitura Municipal

Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Horário de Atendimento: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.


MAPA DO SITE

Ao utilizar o site da Prefeitura de Guaratuba, você concorda com o uso de cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência de navegação e personalizar o conteúdo e as informações que lhe são apresentados.

Entenda o que são cookies e nossa política clicando Aqui