CMAE de Guaratuba é referência para municípios do Paraná

Na quarta-feira (22) o Centro Municipal de Avaliação e Atendimento Especializado (CMAE) de Guaratuba recebeu uma visita da equipe do Centro de Educação Infantil Casa da Criança São José em Curitiba. Os profissionais vieram para conhecer a estrutura e os serviços prestados e ficaram encantados com a qualidade do CMAE.
A equipe de Curitiba demonstrou admiração ao visitar a estrutura e os profissionais. “Apesar de conhecermos vários Centros de Atendimento Especializado no Paraná, especialmente em Curitiba, nenhum deles possui a qualidade e a amplitude da estrutura oferecida em Guaratuba”, afirmou a representante da Casa da Criança São José.
A secretária da Educação Fernanda Monteiro disse estar muito feliz com o encontro das duas equipes talentosas de Guaratuba e Curitiba “Acredito muito nas relações humanas e em um evento que participei em Curitiba, a conexão com essa equipe foi imediata, pois vemos quando há comprometimento e amor na fala das pessoas, e principalmente preocupação com os alunos. A troca de experiências é algo muito positivo em uma gestão democrática, algo que estamos trabalhando, como nas capacitações em educação especial junto à UFPR e os municípios do litoral paranaense”, afirmou.
A equipe do Centro de Educação Infantil Casa da Criança São José também visitou o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Peixinho Dourado e a Escola Municipal Vereador Heinz Wittitz onde foi apresentado a estrutura e os profissionais dessas unidades educacionais.
O CMAE oferece serviços especializados de avaliação multiprofissional como psicoterapia, fonoterapia, intervenção psicológica, terapia ocupacional, neurologia, exames auditivos e ônibus Saber Itinerante. O centro dá apoio, suporte e colaboração aos educandos da educação especial da rede municipal de ensino de Guaratuba, visando o melhor desenvolvimento das potencialidades e a busca de melhores condições no processo de ensino-aprendizagem. Os atendimentos são realizados de acordo com os encaminhamentos feitos pelas escolas, ou seja, as professoras identificam as dificuldades das crianças e encaminham para as pedagogas, que por sua vez iniciam as triagens buscando avaliar onde estão concentradas as dificuldades das crianças. Só em 2022, 878 alunos receberam algum tipo de atendimento oferecido pelo CMAE.

Categoria: Educação
Publicada: 23/08/2023