Escola da Cidadania e do Desenvolvimento Pleno pretende aproximar população da Câmara de Vereadores

O Programa Escola da Cidadania e do Desenvolvimento Pleno (ECDP), uma iniciativa da Câmara de Vereadores instituída pela Resolução nº165, foi criada para democratizar e promover o acesso ao Poder Legislativo.
O programa está na fase de organização interna, aquisição de materiais didáticos, formação de equipe de trabalho, planejamento e divulgação junto aos colégios estaduais. O objetivo é estimular a participação cidadã na Câmara de Vereadores, através de visitas técnicas orientadas da comunidade escolar e comunidade em geral, ações de educação para a cidadania com elaboração e distribuição de materiais educativos, atividades de formação e qualificação de cidadãos, lideranças comunitárias e políticas, eventos sobre temas que contribuam para a educação política, cidadã e promoção do desenvolvimento humano, além de noções básicas de direitos e deveres previstos na Constituição Federal.
Além de tudo isso, a ideia é estimular o uso da estrutura da Câmara Municipal com agendamento prévio para a realização de eventos, reuniões de associações, entidades e conselhos municipais. Ainda na ideia de “Casa do Povo”, um dos projetos é abrir o espaço para toda a comunidade para pesquisa na biblioteca da Câmara e disponibilização de computadores com acesso à internet.
Idealizada e coordenada pelo vereador Fabiano Cecílio da Silva, segundo ele a iniciativa surgiu do anseio da Câmara de Vereadores em contribuir de forma ainda mais efetiva com a formação da "cultura política" na cidade tendo como principal público-alvo a juventude guaratubana. “Percebemos que há este déficit no atendimento, e que ao nos fazermos mais presentes, poderemos inclusive contribuir com políticas públicas estruturantes aqueles que estarão desenvolvendo nosso município num futuro próximo”.
Segundo o coordenador, a previsão que o lançamento oficial ocorra ainda este mês com início das atividades em setembro. Para este ano, os projetos a serem iniciados serão as visitas orientadas, o projeto Fala Cidadão, o Site Escola Virtual da Cidadania e do desenvolvimento Pleno e a formação profissional de jovens através de cursos. “É uma iniciativa inovadora, pensada para se tornar referência a nível de litoral paranaense, sob orientação e supervisão da mesa diretora da Câmara Municipal, finaliza o vereador.
Saiba mais sobre os projetos da ECDP:
I - Projeto Visitas Orientadas: objetiva aproximar os estudantes ou grupo de cidadãos dos seus representantes no Poder Legislativo. São atividades programadas pela Câmara Municipal de Guaratuba, acessíveis a escolas públicas e privadas, grupos de cidadãos, para realizar visita monitorada às suas dependências, durante as quais são feitas explanações sobre as funções legislativas, a composição e as atividades da Câmara de Vereadores;
II - Projeto Fala Cidadão: constitui-se em instrumento permanente de consulta e participação popular que incentiva maior envolvimento do cidadão nas questões de seu Município, por intermédio de mecanismos de comunicação direta com o legislativo por meio de WhatsApp, formulários, sites e ações junto aos bairros;
III - Projeto Vereador Mirim: visa formar cidadãos ativos e participativos, preparados para o exercício pleno da cidadania, além de possibilitar ao estudante o conhecimento do real papel do Poder Legislativo Municipal;
IV - Site Escola da Cidadania e do Desenvolvimento Pleno: destina-se a ofertar à população uma alternativa de capacitação profissional, por meio de cursos de formação voltados ao desenvolvimento socioeconômico do município;
V - Biblioteca e Computadores: recursos que possibilitam ao público em geral o acesso aos computadores ligados à internet e ao acervo da Biblioteca da Câmara Municipal de Guaratuba;
VI - Cursos de Informática: destinados aos vereadores mirins, a alunos das escolas que participam do Programa Vereador Mirim e a comunidade em geral;
VII - Escola do Xadrez: voltado ao desenvolvimento intelectual de estudantes de escolas do município.
Parágrafo único. O Programa Escola da Cidadania e do Desenvolvimento Pleno (ECDP) do Poder Legislativo Municipal terá autonomia administrativa, pedagógica e didática no planejamento, na execução e na avaliação de seus programas e atividades.

Categoria: Outros
Publicada: 18/08/2023