Assinada licitação para construção do novo Colégio Aníbal Khury, do Coroados

Na quinta-feira (10), aconteceu o lançamento da licitação para a construção do “Colégio Estadual Deputado Aníbal Khury”, no bairro Coroados, pela Secretaria do Estado da Educação, Prefeitura de Guaratuba e Núcleo Regional de Educação de Paranaguá. O evento que aconteceu no Casarão Marcílio Dias, Espaço Litoral, contou com a presença do secretário Estadual de Educação (Seed), Roni Miranda Vieira. O recurso para a construção do novo prédio escolar será de R$ 14,8 milhões, e contará com salas climatizadas, quadras de esportes e laboratórios. A licitação irá acontecer dia 11 de setembro. O colégio terá 7.560 m² e o novo endereço é ao lado do Ginásio de Esportes Irineu Lopes da Graça Filho.
O secretário de Estado Roni Miranda Vieira, falou que foram R$ 43 milhões investidos em educação no Litoral e mencionou o trabalho do deputado estadual Nelson Justus. “O colégio vai ser para toda a região de Coroados, é um momento de alegria que se soma a várias outras realizações, não posso não falar do deputado Nelson Justus que é muito atuante, busca recursos para ajudar as escolas estaduais e todo o município de Guaratuba”.
O prefeito Roberto Justus também enalteceu a presença do Governo do Estado no Litoral que segundo ele está transformando a realidade. “Os alunos, professores e diretor nunca desistiram. Mas nada teria acontecido se não fosse a vontade do governador Ratinho Jr., que veio e enxergou nossa realidade, nos ouviu, trouxe bilhões de investimentos ao Litoral do Paraná que estão transformando nossa realidade, entregando qualidade de vida. Em nome do deputado Nelson Justus que deveria estar aqui, mas está na Assembleia Itinerante em Castro, ele que tanto lutou por essa escola, agradeço ao governador, ao secretário, a chefe do núcleo e diretores estaduais da cidade que sempre foram parceiros”.
O diretor da Escola Aníbal Khury, Fábio Araújo, falou que os alunos do 9º ano presentes na assinatura do edital de licitação não tinham nem nascido quando foi iniciada a caminhada em busca de uma nova escola. “Nunca desistimos, pois sempre estivemos rodeados de pessoas que acreditam e que confiam no trabalho da gente, obrigada às autoridades que fizeram isso acontecer, aos pais que confiaram e confiam os filhos aos nossos cuidados, é grande a emoção, um sonho e missão cumprida”. A escola atualmente oferece apenas ensino fundamental, a nova unidade escolar passará a ser colégio oferecendo ensino fundamental e médio, podendo oferecer também ensino técnico.
A Autorização Florestal para a viabilização da construção do novo prédio foi entregue em dezembro de 2012, após aguardar anos pela licença ambiental. A Autorização Florestal foi solicitada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), com a adequação da documentação necessária para a supressão da vegetação existente no local.
Na época o prefeito Roberto Justus disse que todos sabiam da necessidade de uma nova estrutura para mais de 500 alunos no bairro Coroados e que não saía do papel por burocracias no processo da licença ambiental.

Outras entregas - Na oportunidade ocorreu a entrega simbólica dos passes para os 8 estudantes do Litoral classificados para o intercâmbio “Ganhando o Mundo”. O programa destinado à rede pública estadual busca oferecer formação acadêmica em instituições estrangeiras, com imersão na língua, experiência cultural, potencializando o desenvolvimento da autonomia. De Guaratuba dois alunos foram selecionados, José Luiz Strassburguer, do Colégio Estadual Zilda Arns Neumann e, Victor Gabriel de Souza Proença, do Colégio Estadual Joaquim da Silva Mafra.
A Seed realizou no evento a entrega de tablets aos Colégios Estaduais de Guaratuba. O Governo adquiriu 50 mil tablets que serão disponibilizados a todos os estudantes do estado, um investimento de R$ 79 milhões. Em Guaratuba, os tablets entregues aos colégios estaduais chegam a quase R$ 343 mil.
A fanfarra da Escola Aníbal Khury, liderada pelo professor André, presenteou a todos no final com uma apresentação.

Autoridades – Compuseram a mesa de autoridades junto com o prefeito e secretário de Estado, a assessora da Seed, Silvana Avelar, a chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, Izabel Cristina Vieira, a presidente da Câmara, vereadora Cátia Regina Silvano, a secretária Municipal da Educação, Fernanda Monteiro, o diretor da Escola Anibal Khury, Fábio Araújo, representando todos estudantes, o aluno do 9º ano Edson Rodrigo da Silva Catarina.
Também estiveram presentes Andrea Salomão de Souza Frecceiro, assistente de Chefia do Núcleo Regional de Paranaguá, as vereadoras Diva Oliveira, Ana Maria Correa da Silva, Maria da Silva Batista, os vereadores Fabiano Cecílio da Silva e Alaor de Oliveira Miranda, o subprefeito do Coroados Cláudio Dal Col, chefia de gabinete, procuradores e secretários municipais e a comunidade escolar de Guaratuba: diretores, professores e alunos.

Categoria: Obras
Publicada: 11/08/2023