Guaratuba institui seu Prato Típico

O Prato Típico de Guaratuba foi escolhido na noite de quinta-feira (23), em evento no Iate Clube. O grande vencedor da final do Concurso do Prato Típico de Guaratuba foi a “Moqueca à Guaratuba”, uma receita com pescada e banana, do chef Paulo Henrique Squarcini, que atua no Hotel Cabana Suíça.

No 2º lugar ficou o Restaurante Convés Vila Real, pela chef Jussara Schultz e, em 3º lugar, o Restaurante Dom Brot, pela chef Leia Mendes.

Idealizado pela Prefeitura de Guaratuba, Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, em parceria com o Senac e Fecomércio, o concurso teve 20 inscrições na primeira fase da qual foram escolhidos 12 finalistas.

O Concurso do Prato Típico de Guaratuba começou a ser formatado em junho do ano passado em reuniões com os representantes do Senac Caiobá e Fecomercio, uma delas sendo uma visita técnica ao Iate Clube de Guaratuba com objetivo de definir a cozinha ideal para a realização da final do concurso. Antes da final, os cozinheiros tiveram que participar de um curso de Boas Práticas na Cozinha, promovido pelo Senac.

Puderam se inscrever no concurso tanto pessoa física como jurídica (restaurantes e hotéis), esta última com indicação de representante. Todos os inscritos precisaram comprovar ser morador ou trabalhar na cidade.

As receitas tinham como obrigatoriedade ter como ingrediente no mínimo um tipo de frutos do mar e um acompanhamento oriundo da região de Guaratuba. Divididos em dois grupos, os participantes tiveram 3 horas de pré-preparo durante a tarde de quinta-feira, e na grande final, 1 hora para finalizar e empratar as porções para os jurados.

Participaram também da final dando um show de criatividade e sabores os restaurantes e cozinheiros:

Bar e Restaurante do Mentiroso - Vandir Esmanioto; Cabana Suíça - Loyane Muller; Glaci Rocio Theiss de Rosso; Juliano José Pereira; Klebia Pereira da Cruz Travassos; Nilsa Borges; Simone Wachter Muller.

Na mesa de jurados, avaliaram os pratos: Sidney Sidnei Lopes de Oliveira, diretor regional do Senac/PR, Jackson Pasturczak, chef e instrutor do Senac Matinhos Caiobá, Vaneise do Nascimento e Silva Bueno, nutricionista e instrutora de Hospitalidade do Senac Curitiba, Cidalgo Chinasso, secretário Municipal da Pesca, Fernanda Monteiro, secretária Municipal da Educação e influencer na área de gastronomia, Marlene Wolff, servidora da Cultura e Turismo, e o empresário e chef renomado Nereu de Oliveira.

A premiação do concurso foi para o 1º Lugar, além da receita vencedora ser instituída como Prato Típico de Guaratuba, uma vaga no curso Técnico em Gastronomia do Senac Caiobá, com período de 18 meses para o chef; Para o 2ª Lugar, uma vaga no curso “Cozinheiro” ou “Confeiteiro” no Senac Caiobá e para o 3ª colocado uma vaga em curso de livre escolha, de curta duração, no Senac Caiobá.

Para que a receita vencedora faça parte do cardápio dos estabelecimentos gastronômicos da cidade, o próximo passo será uma aula show em que o chef Paulo Henrique Squarcini ensinará a todos sua receita.

Moqueca à Guaratuba - Paulo Henrique Squarcini

Receita

Filé de pescada bembeca com escamas de banana. Acompanhado com molho de moqueca, farofa de mandioca e cebola roxa.

Descritivo do Prato

A origem do prato veio a partir da ideia de trazer a terra e o mar juntos, fazendo uma combinação perfeita entre o peixe e uma espécie de escamas feito com a banana. E trazer também a memória afetiva do sabor da moqueca. Sempre gostei do sabor salgado com o doce. E sinceramente o peixe com a banana fazem um casal perfeito. Sou cozinheiro há 5 anos e sou muito fascinado pela gastronomia local. O lugar em que vivemos tem produtos de excelentes e qualidade, ajudando a gastronomia local, os produtos locais e tudo que envolve coisas daqui, tudo se torna mais valorizado e conhecido, e Guaratuba merece todo esse reconhecimento.

Categoria: Turismo/Cultura
Publicada: 24/03/2023