Educação como instrumento de combate à Dengue

A Secretaria Municipal da Saúde de Guaratuba, por meio da Vigilância Sanitária e Ambiental – Visa, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação tem realizado ações nas escolas municipais e estaduais, no município de Guaratuba, objetivando sensibilizar crianças e adolescentes no combate ao mosquito Aedes aegypti, contando com eles como aliados multiplicadores na orientação junto aos familiares.

Nos meses anteriores foram realizadas atividades em escolas da rede pública municipal. Em agosto foi realizado ações nos CMEIS e em escolas estaduais e privadas, encerrando nesta segunda-feira (22).

É tempo de nos prepararmos à prevenção, pois, a estação quente logo chegará, e necessitamos assumir o compromisso, enquanto sociedade, da responsabilidade coletiva dessa tarefa, pois saúde é direito de todos, mas também, é dever de todos colaborar para evitar a propagação de arboviroses (doenças transmitidas por insetos e outros artrópodes).

As ações são realizadas por meio de exposições lúdicas com ações integrativas, ministradas pelos Agentes de Controle de Endemias – ACE’s, havendo grande interesse dos educandos pela temática da endemia. Os discentes podem usar o microscópio para identificação das fases do ciclo de vida do inseto, e também, podem observar mediante protótipos elaborados pela equipe técnica da Visa, além da visualizar tubetes com larvas e pupas dos diversos tipos de mosquitos.

As crianças e adolescentes saem das atividades reconhecendo as reponsabilidades e os cuidados básicos para impedir a infestação do mosquito transmissor, tais como:

- Colocar areia nos vasos de planta ao invés de água. Nos que tiverem água, limpar bem com uma escova e sabão, só tirar a água não adianta;

- Não jogar lixo e entulho em locais sem coleta;

- Dar destino adequado aos materiais recicláveis;

- Limpar calhas d'água;

- Não deixar água parada em garrafas, tampas, baldes, bacias, pneus e sacos plásticos;

- Tampar a caixa d'água;

- Eliminar criadores naturais (cachopa, casca de coco, conchas etc).

- Uso de repelentes;

- Colocar água sanitária nos ralos, etc.

A Vigilância Sanitária conta com a participação de todos nas ações destinadas à redução dos riscos inerentes à propagação da dengue, haja vista, ser esta uma responsabilidade de toda a sociedade, juntos contribuiremos à boa qualidade da saúde da população guaratubana.

Categoria: Educação
Publicada: 22/08/2022