De onde vem a água de Guaratuba?

A cidade é abastecida por manancial da Serra do Mar

Pouca gente sabe, mas a água que chega nas torneiras de Guaratuba é captada em um cenário paradisíaco em plena Mata Atlântica, Área de Proteção Ambiental de Guaratuba – APA.
É do manancial do rio do Melo parte da água que abastece a cidade, correndo por tubulação cerca de 15 km até a estação do Morro Grande e, depois por mais 7 km até a cidade.
Segundo Guilherme Zavataro, gestor de Educação Ambiental da Sanepar, o manancial na serra é um dos mais bonitos do estado e, mais importante, também um dos mais limpos. Pela qualidade da água da serra, até mesmo o tratamento na estação é mais simplificado, com utilização de menos de produtos químicos.
Antigamente a água do manancial chegava à cidade direto na torneira, foi a partir dos anos de 1970 que a e Sanepar teve a concessão do manancial e fez investimentos construindo a estação de tratamento do Morro Grande.
Mesmo com a população flutuante de Guaratuba na temporada, o volume de água não compromete o fornecimento. A partir de 2004, foi criada mais uma captação no rio Saí-Guaçu e mais uma estação de tratamento. As duas estações de tratamento funcionam normalmente, mas segundo Zavataro caso necessite fazer alguma manutenção, uma pode ser desativada sem prejuízo ao abastecimento.
Já na temporada as duas funcionam 24h com capacidade máxima, além, do conjunto de reservatórios de água espalhados pela cidade para dar conta da demanda. A vazão máxima é de 140 litros por segundo, a empresa opera normalmente em baixa temporada entre 95 a 100 l/s.
Caixa d’agua
A Sanepar destaca que é importante manter a caixa d'água limpa e fechada, isso ajuda a evitar várias doenças e garante a qualidade da água. Também evita a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir doenças como a dengue.

Categoria: Outros
Publicada: 03/02/2023