Estudantes do “terceirão” recebem orientações sobre prevenção de IST

Alunos do 3º ano do Ensino Médio estão recebendo orientações da equipe da Vigiliância Epidemiológica Municipal sobre as formas de prevenção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), em especial do HIV (Imunodeficência Humana), das Hepatites Virais (em especial a B e C) e da Sífilis.

A ação foi iniciada no dia 9 de novembro no Colégio Estadual Joaquim da Silva Mafra, já passando pelos colégios Gratulino de Freitas e Zilda Arns Neumann (confira o cronograma no final da matéria). 

Com os alunos do “terceirão” é realizada uma roda de conversa conduzida pela enfermeira responsável pelos Programas IST/AIDS e Hepatites Virais, Vânia Azambuja Borges e pela assistente social Mariana F. G. Falcão. A enfermeira responsável técnica da Epidemiologia, Roselini Cardoso Reis e a estagiária Mariane Amaral também dão apoio. Após a dinâmica, é ofertado para estudantes com mais de 18 anos o teste rápido. 

Os adolescentes que desejam realizar o teste rápido devem ir acompanhado de um responsável até uma Unidade Básica de Saúde ou na Unidade da Vigilância Epidemiológica ou preencher um termo de consentimento assinado pelo responsável. O termo está disponível nas unidades de saúde e nas escolas. 

O teste rápido é um exame simples, rápido, pouco invasivo (picada no dedo), e é imprescindível para identificar as 4 doenças: sífilis, hepatite B e C e HIV. 

As ações nos colégios em novembro e dezembro reforçam os cuidados de prevenção dentro da Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/AIDS, o “Dezembro Vermelho”. 

Juntos, com educação e informação, poderemos prevenir, diminuir as incidências e tratar doenças crônicas que podem causar danos nocivos a saúde. 

Proteja-se, previna-se, cuide-se e AME-SE!

Cronograma das Ações: 

28/11: Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra (noturno)

29/11: Colégio Estadual Gratulino de Freitas (noturno)

08/12: Colégio Estadual 29 de Abril 

Colégio Estadual do Campo Cubatão (à confirmar)


Mais informações: 

Vigilância Epidemiológica. Rua Antonio da Rocha, 488 - Centro (ao lado dos Bombeiros). Tel.: 3472-8691/8692

Categoria: Saúde
Publicada: 24/11/2022

Clique nas imagens para abrir a galeria

Log da Prefeitura Municipal

Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Horário de Atendimento: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.


MAPA DO SITE

Ao utilizar o site da Prefeitura de Guaratuba, você concorda com o uso de cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência de navegação e personalizar o conteúdo e as informações que lhe são apresentados.

Entenda o que são cookies e nossa política clicando Aqui