Pensando o turismo: Micro-oficina envolve representantes da área no plano de formatação de Produtos Turísticos do Destino Guaratuba

A Prefeitura de Guaratuba, Secretaria de Cultura e Turismo e o Sebrae Paraná realizaram na manhã desta quarta-feira (21), no Casarão Marcílio Dias, a primeira micro-oficina para formatação dos Produtos Turísticos de Guaratuba com representantes de vários segmentos do turismo da cidade.

Contratado pela Prefeitura de Guaratuba, o Sebrae elaborou um planejamento de 24 meses para formatação dos Produtos Turísticos que iniciou com o alinhamento dos técnicos que vão realizar o estudo, reuniões com a Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo e, nesta quarta-feira, a micro-oficina que teve como objetivo apresentar o plano de trabalho para o Estudo Mercadológico de Produtos Turísticos.

Com representantes de empresas da área de turismo, associações, institutos e condutores de turismo, foram formados grupos de trabalho que realizaram um mapeamento colaborativo, trocando experiências e informações sobre os produtos, atrativos e recursos turísticos do destino Guaratuba. 

Segundo a secretária da Cultura e Turismo, Maria do Rocio Braga Bevervanso, é importante envolver os parceiros públicos e privados no processo de desenvolvimento turístico local, contando com um estudo técnico específico para o município.

Também participaram do evento o vereador Fabiano Cecílio da Silva, a diretora da Adetur Litoral Patrícia Assis, o presidente do Conselho Municipal do Turismo Heros Fanini Antônio, representantes das secretarias do Urbanismo, Pesca e Subprefeitura do Cubatão.

Ainda nessa semana será iniciada a pesquisa de campo para o mapeamento de 40 empreendimentos turísticos que participarão da Jornada de Experiência no Turismo para o Destino Guaratuba.

A jornada com atividades práticas tomando por base os estudos orientará empreendedores do setor quanto à formatação dos produtos turísticos. A expectativa é que ao final os empreendedores tenham condições de apresentar produtos diferenciados no roteiro turístico da cidade.

A consultoria especializada da formatação dos Produtos Turísticos está sendo realizada pelos turismólogo Yure Sousa Lobo, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com ênfase em Planejamento Turístico, mestrado e doutorando na área, e pelo turismólogo Marcus Vinicius Concatto, graduado também pela UFPR com especialização em planejamento e gestão de negócios pela FAE Business School.

 

Mais benefícios

Além do contrato de formatação de produtos turísticos, o Sebrae e a Prefeitura de Guaratuba também têm um acordo para o processo de estruturação da Indicação Geográfica (IG) da Ostra, e a estruturação da Política Pública de Simplificação e Desburocratização, com foco nas competências interpessoais dos servidores que desenvolvem papel de liderança nas secretarias da Prefeitura de Guaratuba.

Categoria: Turismo/Cultura
Publicada: 22/09/2022

Clique nas imagens para abrir a galeria

Log da Prefeitura Municipal

Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Horário de Atendimento: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.


MAPA DO SITE

Ao utilizar o site da Prefeitura de Guaratuba, você concorda com o uso de cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência de navegação e personalizar o conteúdo e as informações que lhe são apresentados.

Entenda o que são cookies e nossa política clicando Aqui