Prefeitura e Hemepar realizarão ação de coleta de sangue em Guaratuba

A Prefeitura de Guaratuba, Secretaria da Saúde, está realizando o cadastro de pessoas interessadas em se tornar doador de sangue.

Neste dia 14 de junho é celebrado o dia Mundial do Doador de Sangue, data que tem como objetivo incentivar o ato que salva vidas.

Quem tiver interesse em doar sangue deve efetuar o cadastro de pré-triagem:

No dia 2 de julho haverá uma ação de Coleta com o Hemepar Paranaguá na UBS Coroados. Os cadastrados realizarão a coleta após  agendamento prévio da Secretaria da Saúde.

Segundo o secretário da Saúde, Gabriel Modesto, fazia tempo que o Hemepar Paranaguá não fazia coleta externa, mas atenderam o nosso pedido, levando em conta que Guaratuba tem se destacado no envio regular de doadores e que o local escolhido e suporte é adequado.

Outras ações de doação de sangue serão realizadas com viagens até o Hemepar Paranaguá.

Posteriormente, a Secretaria da Saúde entrará em contato com os cadastrados para o agendamento da viagem.

Para ser doador é preciso:

Ter entre 16 e 59 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal);

Pesar no mínimo 50 kg;

Estar em boas condições de saúde, sem coriza, resfriado, ou outros. Se teve covid-19 deve aguardar 30 dias estando bem de saúde; Se teve dengue simples aguardar um mês e a hemorrágica 6 meses;

Se tomou vacina contra a covid-19 deve-se aguardar 7 dias, vacina da gripe aguardar 48 horas.

Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

Apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).

Caso os doadores queiram ir com transporte próprio, devem procurar a Secretaria da Saúde que ela também realizará o agendamento junto ao Hemepar.

Doe sangue! Salve vidas!

CADASTRE-SE AQUI: