Guaratuba 250 Anos: Festa do Divino e Cultivo da Ostra Nativa são declarados patrimônio imaterial do município

Duas leis sancionadas pelo prefeito Roberto Justus depois de aprovadas pela Câmara de Vereadores declaram como patrimônio imaterial do Município de Guaratuba a Festa do Divino Espírito Santo e a manifestação cultural religiosa dos foliões do Divino (LEI nº 1.878) e o cultivo e preparo da Ostra Nativa da Baía de Guaratuba (LEI nº 1.879). 

O registro de patrimônio imaterial dos dois bens culturais e históricos de Guaratuba faz parte da programação do aniversário de 250 anos da cidade. As declarações serão encaminhadas pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo para o Registro de Bens Imateriais perante a Secretaria de Cultura do Estado do Paraná e ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico, autarquia federal responsável pelos registros à nível nacional. 

O material que será encaminhado ao Estado e ao IPHAN está sendo elaborado desde o início do ano, com pesquisa em fontes históricas, relatos colhidos através da metodologia de entrevistas de História Oral, fontes periódicas e fontes imagéticas de arquivos pessoais e, no caso das Ostras, visita às áreas de cultivo na comunidade do Cabaraquara. 

Segundo o Decreto Estadual 4841/2016, em seu Art. 1º institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem o Patrimônio Cultural Paranaense. Em seu Inciso 1º, o mesmo artigo, define quais os livros de registros, sendo a Festa do Divino englobada no item “II - Livro de Registro das Celebrações, onde serão inscritos rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social”. Já o Cultivo da Ostra Nativa de Guaratuba é englobado no item “I - Livro de Registro dos Saberes, onde serão inscritos conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades”.


Festa do Divino de Guaratuba

A festa de origem açoriana ocorre tradicionalmente nos mês de julho de cada ano desde a fundação do município tendo engajamento e apoio de toda a comunidade local. 

A fundação da Vila de São Luiz de Guaratuba da Marinha data de 29 de abril de 1771, pelo Tenente Coronel Afonso Botelho de São Payo e Souza. A primeira missa foi celebrada no dia 28 de abril de 1771, um dia antes de sua fundação.

A Festa do Divino teve seu início no período da colonização do Brasil. Em Guaratuba é tradicionalmente organizada há mais de 117 anos por um casal festeiro nomeado anualmente pela Igreja Matriz.

Antigamente, a cerimônia era simples e realizada apenas uma missa e a procissão. Mais tarde uma pequena festividade foi anexada ao louvor, mas tinha a duração de um dia e não 10, como acontece atualmente. Com o passar dos anos o evento cresceu. No mês de julho, com uma estrutura maior, a festa acontece com diversas atrações e apresentações artísticas que acontecem após as novenas em louvor ao Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade.


Cultivo da Ostra Nativa de Guaratuba

O cultivo da ostra da baía de Guaratuba e suas peculiaridades faz parte da história, da identidade, da cultura e economia de Guaratuba. A nível nacional, os maricultores de Guaratuba foram pioneiros no cultivo da ostra nativa. Entende-se que o Cultivo da Ostra Nativa de Guaratuba como um saber, um conhecimento e um modo de fazer enraizado na comunidade do Cabaraquara. Segundo o Decreto Estadual 4841/2016, em seu Art. 1º institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem o Patrimônio Cultural Paranaense, sendo o Cultivo da Ostra Nativa de Guaratuba englobada no item I - Livro de Registro dos Saberes, onde serão inscritos conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades. Cabaraquara é uma vila de pescadores de Guaratuba, localizada depois da travessia do ferry boat.

Além do pioneirismo, as ostras de Cabaraquara possuem o título de melhor ostra do país e uma das três melhores do mundo. A região foi visitada por especialistas japoneses que viajaram pelo Brasil e também avaliaram ostras produzidas em várias regiões do mundo. Os especialistas do Japão afirmaram que a ostra nativa da Baía de Guaratuba, na parte sensorial, é a melhor do país e uma das 3 mais saborosas do mundo. “Já provei ostras praticamente do mundo inteiro mas seguramente posso dizer que as ostras de Guaratuba estão entre as 3 mais saborosas do mundo” (Kikuo Yamamoto). 

Primeiro cultivo no Brasil na técnica de longline, cultivo de ostras em linhas e boias, com submersão total. As "sementes" são colocadas em estruturas submersas na água para se desenvolverem. Depois que atingem um tamanho maior, as ostras são transferidas para as chamadas lanternas, que são como gaiolas feitas de tela de nylon, com vários andares. Em Cabaraquara, o visitante pode conhecer o cultivo de ostras e deliciar-se com a iguaria nos restaurantes locais. A Associação Aguamar tem cerca de 17 associados com produção anual de cerca de 70 a 100 mil dúzias de ostras nativas.

Categoria: Turismo/Cultura
Publicada: 28/04/2021
Imagens de arquivos pessoais e do Departamento de Comunicação - Prefeitura de Guaratuba.

Clique nas imagens para abrir a galeria

Log da Prefeitura Municipal

Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Horário de Atendimento: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.


MAPA DO SITE

Ao utilizar o site da Prefeitura de Guaratuba, você concorda com o uso de cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência de navegação e personalizar o conteúdo e as informações que lhe são apresentados.

Entenda o que são cookies e nossa política clicando Aqui