Praça Cel. Alexandre Mafra

Merenda Escolar do município passa por rigorosa avaliação de conselho e pais

A merenda escolar servida para os alunos do município passou por uma avaliação rigorosa nas dependências da Secretaria da Educação. A chamada Avaliação Sensorial das Amostras de Produtos Alimentícios foi realizada por uma equipe composta por membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), merendeiras, diretoras, funcionários da secretaria e pais de alunos.

Foram avaliados a aparência, aroma, sabor, textura e suculência dos alimentos. Os produtos que obtiveram no mínimo 85% de aprovação por parte da equipe serão incluídos no cardápio da alimentação escolar do município. Após a inserção no cardápio será verificado ainda a aceitabilidade dos principais consumidores, as crianças.

A Prefeitura de Guaratuba, por meio da Secretaria da Educação, visa uma política de Merenda Escolar ampla, organizada e transparente, com produtos diversificados, de qualidade e de primeira linha.  O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é composto por membros da sociedade civil, do executivo, pais e professores.

Nos Centros Municipais de Educação Infantil são servidas 4 refeições por dia (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar). Já nas Escolas Municipais é servida uma refeição por período. As refeições são compostas por frutas e verduras que são recebidas semanalmente da agricultura familiar, sendo a maioria orgânicos. As frutas e verduras são compradas de produtores de Guaratuba e região.  Na alimentação das crianças são proibidas frituras, processados e doces são controlados.

Os nutricionistas Ana Paula Hoffmann e Rogério Kratz Vieira, responsáveis pela merenda escolar, informam que o cardápio, assim como o processo de compra, segue as diretrizes propostas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e prima pelo adequado desenvolvimento físico e intelectual da criança.

Categoria: Educação
Data/Hora: 13/04/2017