Centro e Praia Central
Morro do Cristo
Praia Central
Praia Central
Baía de Guaratuba
Centro e Praia Central
Panorâmica do Centro
Panorâmica do Centro
Baía de Guaratuba
Centro Histórico
Baía de Guaratuba
Descida do Ferry Boat
Praça dos Namorados
Baía de Guaratuba
Panorâmica da Baía
Praça Cel. Alexandre Mafra
Igreja Matriz
Praia Central
Praia Central
Praia Central
Praia do Cristo
Inicio da Av. 29 de Abril
Praia do Cristo
Praia do Cristo
Morro do Cristo

Prefeitura atende famílias afetadas pela contaminação do Rio São João

    A Prefeitura de Guaratuba, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil informam que estão tomando todas as providências cabíveis desde o acidente ocorrido na sexta-feira (6), na BR-376 (Km 675), envolvendo três caminhões e que despejou o material tóxico Osmose K33 e óleo diesel no Rio São João.

    Não existe falta de água potável nas comunidades próximas: Pedra Branca do Araraquara e Rio Bonito. A captação de água para as comunidades ocorre acima do local do acidente, sendo assim, não há contaminação na água que chega até a torneira dos moradores das comunidades no entorno do Rio São João.

    Mesmo assim, atendendo as informações de uma moradora que dava conta de falta de água potável, a Prefeitura ofereceu sua distribuição, mas ninguém solicitou naquele momento. Segundo Marcius Sérgio Albach Lozinski, representante da Defesa Civil Municipal, a equipe levou no sábado (07) até a comunidade 26 galões de 10 litros de água atendendo as informações preliminares que moradores estavam sem água potável. Chegando ao local, foram informados pelos próprios moradores que a captação de água para as comunidades ocorre acima do local do acidente, não havendo necessidade da água distribuída pela Prefeitura.

    As comunidades rurais do entorno e turistas foram orientados pelas equipes da Defesa Civil a não utilizar a água do rio para banho, consumo e pesca. Recomenda-se o cuidado para os próximos dias. 

    A água do rio não é utilizada para abastecimento na rede pública. O rio sofre os danos causados pelo acidente e diversos peixes foram encontrados mortos, além do forte odor.

    As notificações para as empresas responsáveis pelo acidente já estão sendo formuladas pela procuradoria da Prefeitura e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.  

    Caso algum morador entenda que ainda haja necessidade de água potável, a Prefeitura se dispõe a fazer a distribuição e pede para que os moradores entrem em contato nos telefones: (41) 3472-8644 / 8646.

Categoria: Meio Ambiente
Data/Hora: 10/04/2018



Clique nas miniaturas para ampliar a imagem.

×


PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA

PAÇO MUNICIPAL I - Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

PAÇO MUNICIPAL II - Av. 29 de Abril, nº 425 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Fone: (41) 3472-8500

Horário de Atendimento: 8:00 às 11:30 | 13:30 às 18:00

Desenvolvido pelo Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas & Departamento de Comunicação.