Praça Cel. Alexandre Mafra

Prefeitura atende famílias afetadas pela contaminação do Rio São João

A Prefeitura de Guaratuba, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil informam que estão tomando todas as providências cabíveis desde o acidente ocorrido na sexta-feira (6), na BR-376 (Km 675), envolvendo três caminhões e que despejou o material tóxico Osmose K33 e óleo diesel no Rio São João.

Não existe falta de água potável nas comunidades próximas: Pedra Branca do Araraquara e Rio Bonito. A captação de água para as comunidades ocorre acima do local do acidente, sendo assim, não há contaminação na água que chega até a torneira dos moradores das comunidades no entorno do Rio São João.

Mesmo assim, atendendo as informações de uma moradora que dava conta de falta de água potável, a Prefeitura ofereceu sua distribuição, mas ninguém solicitou naquele momento. Segundo Marcius Sérgio Albach Lozinski, representante da Defesa Civil Municipal, a equipe levou no sábado (07) até a comunidade 26 galões de 10 litros de água atendendo as informações preliminares que moradores estavam sem água potável. Chegando ao local, foram informados pelos próprios moradores que a captação de água para as comunidades ocorre acima do local do acidente, não havendo necessidade da água distribuída pela Prefeitura.

As comunidades rurais do entorno e turistas foram orientados pelas equipes da Defesa Civil a não utilizar a água do rio para banho, consumo e pesca. Recomenda-se o cuidado para os próximos dias.

A água do rio não é utilizada para abastecimento na rede pública. O rio sofre os danos causados pelo acidente e diversos peixes foram encontrados mortos, além do forte odor.

As notificações para as empresas responsáveis pelo acidente já estão sendo formuladas pela procuradoria da Prefeitura e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Caso algum morador entenda que ainda haja necessidade de água potável, a Prefeitura se dispõe a fazer a distribuição e pede para que os moradores entrem em contato nos telefones: (41) 3472-8644 / 8646.

Categoria: Meio Ambiente
Data/Hora: 10/04/2018