Praça Cel. Alexandre Mafra

Ações da saúde diminuem o número de mães adolescentes no município

O Brasil está na sétima posição na taxa de gravidez na adolescência da América do Sul, segundo dados divulgados em 2017 pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Ainda segundo a Organização das Nações Unidas, um em cada cinco bebês que nascem no Brasil é filho de mãe adolescente.

Na contramão, em Guaratuba, os dados do Hospital Municipal mostram que houve redução no número de partos de gestantes menores de idade. Em 2016 foram realizados 67 partos de meninas e adolescentes até 18 anos, ou seja, 14% de todos os partos realizados no Hospital. Já em 2017, foram 44 gestantes menores de idade, diminuindo o índice para 10%. Para esse ano, a expectativa é que os números sejam ainda menores.

A diminuição de mães menores de idade no município deve-se as ações da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizando palestras nos colégios sobre meios contraceptivos para adolescentes e também sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.

Nas palestras, as equipes de saúde abordam a prevenção feminina e masculina e também encaminham os jovens para o atendimento oferecido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), como por exemplo, consultas ginecológicas, distribuição de preservativos e o uso de anticoncepcional sob orientação médica.

O município também diminuiu o número de partos com o Programa de Planejamento Familiar. Se compararmos, em 2016 foram realizados 479 partos, com o planejamento familiar em 2017, foram realizados 421, 58 partos a menos na cidade. Destes, a redução mais expressiva é o de partos de mães menores de idade em relação a 2016, 23 partos.

O Programa de Planejamento Familiar é iniciado pelas Agentes Comunitários de Saúde nas visitas às casas ou nas Unidades Básica de Saúde, onde são realizadas reuniões de planejamento familiar e oferecidos exames preventivos, métodos contraceptivos e até mesmo a laqueadura (procedimento médico de esterilização para mulheres).

Categoria: Saúde
Data/Hora: 16/03/2018