Praça Cel. Alexandre Mafra

Família acolhedora: Mudança na Lei abrange mais famílias

No dia 7 de março o prefeito Roberto Justus sancionou duas alterações na lei do Programa Família Acolhedora, Lei 1.714/2017. O Família Acolhedora insere crianças e adolescentes em novos lares de famílias previamente cadastradas e avaliadas, já que essas crianças e adolescentes, por diversos motivos, não podem ficar com suas famílias de origem.

Antes havia o requisito de morar em Guaratuba há pelos menos três anos para participar do programa. Entretanto, percebeu-se o interesse de famílias que moram há menos tempo na cidade. Na alteração, se comprovada residência fixa em Guaratuba, o processo pode ser iniciado e a família pode entrar no programa. Assim, mais famílias interessadas poderão participar do programa e o número de crianças e jovens acolhidos poderá ser ampliado.

Outra alteração na lei foi a possibilidade de mudança de cidade da família com o acolhido. Neste caso, a família “apresentará requerimento fartamente justificado perante a equipe técnica do Programa, que o apresentará ao Juízo da Vara da Infância e Juventude de Guaratuba, acompanhado de parecer psicossocial bem completo e o Juízo decidirá conforme seu convencimento”, ou seja, a guarda provisória da criança será decidida de acordo com a decisão da juíza.

Categoria: Bem Estar Social
Data/Hora: 14/03/2018