Praça Cel. Alexandre Mafra

36 anos de história: A Banda de Guaratuba embala os foliões na segunda-feira de carnaval

Carnaval das Crianças homenageia a banda na tarde de segunda-feira.

A tradicional Banda de Guaratuba entra na avenida na segunda-feira (12), último dia do carnaval. A banda foi criada em 1982, numa brincadeira que reuniu amigos e um grupo pequeno de foliões. Com um tambor e uns pistons, sobre um jipe velho, saíram da Avenida Ponta Grossa em direção à praia e, depois, pela avenida principal de Guaratuba até a Praça Central. Ao chegar à avenida, mais de 200 pessoas pulavam em volta do jipe e da banda que nascia, cantando e dançando marchinhas tradicionais de carnaval, numa festa que entrou madrugada adentro. A iniciativa foi do empresário Renato Trombini, com os amigos Fernando Lamarão, Arthur Leme Neto, Tobias de Macedo Filho, Rosaldo Malucelli, João Candido Cunha Pereira, Gil Justus, Beto Justus e outros foliões.

De lá pra cá, a brincadeira do jipe na avenida cresceu e inaugurou o carnaval do trio elétrico no litoral do Paraná, juntando centenas de milhares de foliões todos os anos, com músicos profissionais e show de fogos de artifício. A novidade esse ano é o Carnaval das Crianças que também será com desfile de trio elétrico, chamado de Bandinha de Guaratuba, uma homenagem aos 36 anos da banda. O carnaval em Guaratuba esse ano tem três dias de festa, com trios elétricos todos os dias, concurso de blocos carnavalescos e o desfile da Escola de Samba Unidos de Guaratuba.

A partir de 1988, a banda desfila sempre no último dia do carnaval, segunda-feira, dia que sempre ultrapassa a expectativa de público do ano anterior. Em 2017, segundo estimativa, desfilou com a banda cerca de 300 mil pessoas.

A esperada Banda de Guaratuba, cantando as marchinhas e sambas eternos do carnaval brasileiro, inicia a festa às 21h na Avenida Ponta Grossa e, segue pela Avenida 29 de Abril, terminando na Praça Coronel Alexandre Mafra. O último dia de festa vai até às 03h da madrugada com os trios elétricos animando os foliões.

Letra da marchinha de carnaval da Banda de Guaratuba:

Composto por César Costa Filho e Heitor Valente (1986)

“Começa na Ponta Grossa, termina ali na praça

O melhor de tudo, que ela é nossa

É muito boa e é de graça.

Quem cai a gente segura,

Quem não cai a gente derruba.

Pois sai da frente que vai passar,

Em primeiro lugar, A Banda de Guaratuba.”

Categoria: Turismo/Cultura
Data/Hora: 11/02/2018
Avenida lotada no dia da Banda de Guaratuba em 2017.