Praça Cel. Alexandre Mafra

Prefeitura encontra “gatos” de energia dentro de canais de drenagem

Continua o trabalho de drenagem das bacias para evitar alagamentos

Os serviços de desassoreamento dos canais de macro drenagem na área urbana do Município que iniciaram na quarta-feira passada (31), no bairro Nereidas, continuam essa semana. A equipe já passou pelo Rio das Pedras, Rua Maria Santina Rauh no bairro Nereidas, Rua Guanabara, Rua Centenário, Rua Água Verde no bairro Mirim, Rua Rui Barbosa, Rua Cruzeiro do Sul, Rua Patriarca no bairro Piçarras e Rua Octaviano Henrique de Carvalho no bairro Carvoeiro.

Na Rua Rui Barbosa, bairro Piçarras, o trabalho teve que ser interrompido porque foi encontrado dentro do canal de drenagem cabos de furto de energia, o popular "gato de luz”. A continuidade do trabalho poderia causar risco ao operador da máquina que fazia a limpeza da valeta. O contato com a fiação energizada pode causar graves acidentes, as descargas elétricas podem ser muito perigosas e levar, consequentemente, a morte.

Além de acarretar a interrupção do trabalho de drenagem da bacia que evita alagamentos, o furto de energia é crime segundo a legislação penal brasileira, passível de prisão e multa.

A Prefeitura, através da Secretaria de Obras, pretende realizar a limpeza de todos os canais nos próximos 30 dias, contando com a previsão do Simepar que prevê volume menor de chuva para o período.

O desassoreamento contribuirá significativamente para a prevenção de enchentes, mas é extremamente necessária a contribuição da população quanto ao não despejo de lixo, restos de vegetação, móveis e restos de construção nas valetas.

Caso algum cidadão se depare com tal situação, denuncie através do 181 ou e-mail denunciaambiental@pm.pr.gov.br  para a Polícia Militar / Força Verde, ou para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente nos telefones 3472-8644 e 3472-8647, pois tal prática caracteriza crime contra o meio ambiente e é o principal causador dos alagamentos.

Categoria: Obras
Data/Hora: 08/02/2018