Praça Cel. Alexandre Mafra

Guaratuba tem a melhor Unidade Básica de Saúde do litoral

UBS Mirim recebeu selo de qualidade na Atenção Primária

A Unidade Básica de Saúde do Mirim foi certificada nesta quarta-feira (31) recebendo o Selo Bronze de Qualidade pelo processo de tutoria na atenção primária da Secretaria de Estado da Saúde. Guaratuba é a primeira cidade do litoral a receber o selo de qualidade na atenção primária, conquistando o título de melhor UBS do litoral.

O objetivo do programa é estabelecer padrões e protocolos, organizar processos de trabalho para garantir a segurança do usuário e da equipe, o gerenciamento de processos e a melhoria dos indicadores de saúde da população. Para a avaliação da unidade foi proposto mais de 100 itens de avaliação que refletem o nível de qualidade em que a equipe de saúde se encontra.

O evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, que disse que o selo bronze é o mais difícil de ser conquistado por reunir os mais de 100 itens que visam garantir segurança do cidadão e da equipe de trabalho. Na oportunidade, o secretário anunciou o repasse de um veículo Gol para o município de Guaratuba, direcionado para a Estratégia Saúde da Família do Mirim. Também entregou 1 kit cirúrgico e anunciou a vinda 1 kit de acessórios e equipamentos para fisioterapia para a UBS.

Segundo a diretora da 1ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, Guaratuba vem dando exemplo em fazer a diferença em saúde pública.

Já o prefeito Roberto Justus disse que sua gestão tem priorizado os investimentos em Saúde e a certificação é um dos resultados em pensar na Saúde Pública em primeiro lugar. “No ano de 2017 fizemos o plantio, para que 2018 pudéssemos colher, na Saúde começamos a colher no meio do plantio, com os agendamentos de consultas, o repasse de ambulâncias e veículos de transporte de pacientes, temos muitas coisas já a ser comemoradas”, ressaltou o prefeito.

Os moradores do Mirim, pacientes da Unidade de Saúde, também deram depoimento dizendo que a Unidade merece “ouro” pela qualidade da equipe, da estrutura e da organização.

Segundo a secretária Municipal da Saúde, Jemima Aliano, o município é o que mais investe recursos públicos em gestão de saúde. A secretária prometeu que esse selo foi o primeiro, “vamos buscar o selo para todas as outras UBS”.

Categoria: Saúde
Data/Hora: 31/01/2018