Praça Cel. Alexandre Mafra

Mais de 750 mil pessoas no réveillon de Guaratuba

Litoral tem a virada de ano mais segura segundo Polícia Militar

O réveillon na orla central de Guaratuba reuniu mais de 750 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar e da Secretaria Municipal da Segurança Pública. Além da festa comandada pela Rádio Litorânea FM 91,5 e Trio Elétrico Águia com Dj Allan Caetano e Fernanda Liz & Banda, grupos de amigos e famílias acompanharam a queima de fogos espalhados por toda a lotada Avenida Atlântica.

A queima dos fogos principal aconteceu no Morro do Cristo e durou cerca de 15 minutos. A festa da virada foi até a madrugada do dia 1º de janeiro. A Secretaria Municipal da Segurança Pública e a Polícia Militar fecharam a Avenida Atlântica e também parte da Avenida 29 de Abril e Avenida Curitiba para o acesso dos festeiros à orla central.

SEGURANÇA - O planejamento de segurança da virada de ano novo foi delineado pelo 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), pertencente ao 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), contando com as equipes de reforço do Verão Paraná 2017/2018.  Durante o réveillon, foram utilizadas viaturas, equipes de motos e os módulos móveis da PM distribuídos em pontos estratégicos para atender as demandas que surgissem em meio ao público. Em Guaratuba, durante a operação os militares estaduais tiveram o apoio do monitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), que auxiliou no acompanhamento de todo o público que esteve nas praias para festejar o Ano Novo.

A plataforma conta com câmeras de alta definição que conseguem operar em locais com baixa luminosidade e podem indicar pontos em que haja pessoas suspeitas ou o início de tumultos entre os veranistas. O reforço de policiamento não se ateve somente a orla, mas abrangeu outras regiões e também a rodovia estadual.

No trânsito em todo litoral nas 24 horas do réveillon houve 12 acidentes com 11 feridos, 393 autuações por infração de trânsito e 464 imagens por radar. Em comparação com 2016 houve queda de 29,41% nos acidentes (17 para 12), aumento de 10% de feridos (de 10 para 11) e aumento de 13,26% no índice de autuações (de 347 para 393). Houve ainda redução de 73,04% nas imagens por radar (de 1721 para 464).

Desde o início do Verão Paraná 2017/2018 o Corpo de Bombeiros colocou à disposição da população mais de 660 bombeiros militares, dos quais 350 são guarda-vidas, para suprir a demanda principalmente de atendimentos pré-hospitalares e afogamentos. Também conta com 89 postos distribuídos no litoral.

POLÍCIA CIVIL – Mesmo com o fluxo intenso de pessoas pelos balneários de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná durante o Verão Paraná 2017/2018, a Polícia Civil contabilizou a queda de 26% na incidência de crimes contra o patrimônio (roubo e furto) e aumento de 38% nas prisões em flagrante em comparação com a temporada anterior.

CHUÁ - Os programas sociais Projeto Chuá e o programa de acessibilidade ao mar por meio das cadeiras anfíbias – foi largamente utilizado pelos banhistas ao longo do dia e obteve elogios da população. As equipes que atuam na limpeza das areias foram empregadas para retirar o lixo ocasionado pela concentração de pessoas nos calçadões e na areia da praia.

SAÚDE – Pela 1ª Regional de Saúde, coordenada por Ilda Nagafuti, a maior parte dos encaminhamentos às unidades foi de pessoas embriagadas ao excesso, bem como de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. Houve reforço com três ambulâncias para atender Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná durante a virada de ano. “Estamos com uma tenda em Guaratuba e os nossos profissionais já atenderam 1.119 pessoas desde o início do Verão Paraná 2017/2018, oferecendo orientações e verificações com testes rápidos”, afirmou.

Mais imagens da Virada do Ano em Guaratuba e vídeos na

Fanpage da Prefeitura

Com informações Agência do Estado.

Categoria: Turismo/Cultura
Data/Hora: 01/01/2018