Centro e Praia Central
Morro do Cristo
Praia Central
Praia Central
Baía de Guaratuba
Centro e Praia Central
Panorâmica do Centro
Panorâmica do Centro
Baía de Guaratuba
Centro Histórico
Baía de Guaratuba
Descida do Ferry Boat
Praça dos Namorados
Baía de Guaratuba
Panorâmica da Baía
Praça Cel. Alexandra Mafra
Igreja Matriz
Praia Central
Praia Central
Praia Central
Praia do Cristo
Inicio da Av. 29 de Abril
Praia do Cristo
Praia do Cristo
Morro do Cristo

Prefeitura de Guaratuba se manifesta sobre água acumulada na praia das canoas

    A pedido do prefeito Roberto Justus, as Secretarias Municipais do Meio Ambiente e de Obras apuraram que o córrego Brejatuba, que deságua no mar, no trecho da Praia das Canoas, recebe contribuição de águas pluviais (da chuva) e drenagens da microbacia dos bairros Figueira e Brejatuba.

    Portanto, a coloração escura da água é devida ao subsolo ser formado por piçarrão (tipo de solo) e turfa (composta em quase sua totalidade por matéria orgânica vegetal), não se tratando de despejo de esgoto, vez que toda essa região é atendida pela rede coletora de esgoto da Sanepar, o qual é enviado para a estação de tratamento. Alerta-se que mesmo não se tratando de dejetos de esgotamento sanitário, aquelas águas são impróprias para banho, porque as chuvas carregam dejetos de animais presentes nas ruas e outros materiais jogados na via pública.

    O represamento das águas do córrego Brejatuba na Praia das Canoas decorre das fortes marés que formam um combro de areia (pequena duna), fechando o curso natural do canal e formando uma ‘lagoa’. A intervenção sobre o combro depende de licença ambiental, pois é uma intervenção em uma ação da natureza. A próxima intervenção ocorre nesta sexta-feira (1º), quando as equipes de Obras e Meio Ambiente irão abrir novamente o curso do canal para o mar.

    A Prefeitura está estudando a possibilidade de construção de um canal definitivo, com margens de muro de gabião, para conduzir as águas até o mar, impedindo a ação da maré na formação de combros e consequentemente, da ‘lagoa’. O estudo será feito para todos os córregos que deságuam nas praias.

Categoria: Outros
Data/Hora: 01/12/2017



Clique nas miniaturas para ampliar a imagem.

×


PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA

PAÇO MUNICIPAL I - Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

PAÇO MUNICIPAL II - Av. 29 de Abril, nº 425 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Fone: (41) 3472-8500

Horário de Atendimento: 8:00 às 11:30 | 13:30 às 18:00

Desenvolvido pelo Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas & Departamento de Comunicação.