Praça Cel. Alexandra Mafra

Guaratuba não tem nenhum caso registrado de alergia provocada por mariposa

Saiba como se prevenir.

O litoral está em alerta devido aos casos de alergia pelo contato com o pó (cerdas) das mariposas. Guaratuba não tem até o momento nenhum caso de alergia registrado, mas alguns cuidados são necessários para prevenir acidentes.

Na segunda-feira (27), Paranaguá registrou 160 atendimentos em um período de doze horas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Até a manhã de quarta-feira (29) já seriam 562 casos registrados na cidade. A informação é que mesmo aqueles que mataram o inseto procuraram atendimento por causa do contato com o pó que ficou no local.

As mariposas são atraídas pela luz, invadem os domicílios e áreas externas, como varandas, sacadas e calçadas, e, ao se debaterem perto de lâmpadas, liberam as cerdas que ao atingirem diretamente a pele ou indiretamente quando depositadas em roupas e outros objetos geram alergia.

Prevenção:

– Fechar janelas e portas durante o entardecer por aproximadamente 2 horas;

– Apagar as luzes externas das moradias;

– Não permanecer embaixo de postes luminosos, pois as mariposas são atraídas pela luz;

– Retirar a roupa dos varais antes do entardecer;

– Nunca pegá-las com as mãos sem proteção, mesmo quando mortas;

– Limpar os móveis que possivelmente foram expostos às mariposas com pano úmido e colocar este pano em um saquinho plástico antes de jogá-lo no lixo;

– Não varrer quintais e calçadas, utilizar mangueiras ou baldes com água. Para limpeza dos assoalhos, passar um pano úmido;

– Se houver contato com a mariposa, não levar as mãos aos olhos e lavá-las imediatamente;

– Não coçar a pele após contato com o inseto;

– Não tomar ou passar qualquer tipo de medicamento. Lavar abundantemente com água fria e/ou utilizar compressas frias.

– Buscar atendimento em uma unidade de saúde o mais breve possível.

Com informações Portal Banda B.

Categoria: Saúde
Data/Hora: 30/11/2017