Praça Cel. Alexandra Mafra

Projeto Verão: Guaratuba recebe R$ 1,02 milhão para reforço na Saúde

O governador Beto Richa autorizou nesta segunda-feira (13) o repasse de R$ 4,05 milhões para reforçar o atendimento à saúde dos 7 municípios do Litoral durante o período do projeto Verão Paraná. Destes, R$ 1,023 milhão serão destinados à Guaratuba. Dentre as autoridades, participaram da solenidade em Curitiba, o deputado estadual Nelson Justus, o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus e a secretária Municipal da Saúde, Jemima Aliano.

O projeto Verão Paraná começa no dia 21 de dezembro, o objetivo é garantir o atendimento à demanda na alta temporada, especialmente no Natal, Ano-novo e Carnaval. Os recursos serão depositados na conta dos municípios até sexta-feira (17). O repasse será feito na modalidade fundo a fundo, sem a necessidade de convênio, para que os municípios viabilizem as contratações de plantões médicos e de enfermagem.

A medida, afirmou Richa, vai minimizar os riscos decorrentes da grande procura pelos serviços de saúde de toda a região. “Com o aumento populacional das cidades litorâneas no período do verão, há necessidade de ampliar as ações de prevenção e de reforço em saúde”, disse.

Em Guaratuba, durante a temporada, haverá aumento no efetivo de médicos e na remessa de medicamentos. Os recursos serão recebidos para serviços médicos, de enfermagem e técnicos de enfermagem para o Pronto Socorro Municipal. O Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) que terá base em Guaratuba, também terá seus custos depositados para Guaratuba para contratação de médicos, enfermeiros e insumos.

Mais recursos para compra de insumos hospitalares serão recebidos e executados pelo Município. Somando, durante a Operação Verão, será R$ 1,023 milhão recebido para a saúde de Guaratuba.

Os moradores da cidade poderão contar com um efetivo maior de profissionais da saúde durante o projeto verão e muitos dos insumos recebidos ficarão para uso da população após o final da temporada.

Uma ambulância “Alfa” - Unidade Móvel de Suporte Avançado/SAMU ficará no Pronto Socorro Municipal, disponibilizada pela SESA.  Também será disponibilizado o serviço aeromédico para transporte de pacientes críticos e o serviço de resgate aeromédico de pacientes em emergência.

Categoria: Saúde
Data/Hora: 14/11/2017