Praça Cel. Alexandra Mafra

Guaratuba receberá mais duas ambulâncias

Mais R$ 3 milhões foram conquistados de recursos externos para investimentos na Saúde de Guaratuba.

No início do mês de outubro foram repassados recursos de duas parcelas de R$ 120 mil cada, para aquisição de duas ambulâncias, sendo uma por emenda parlamentar do deputado estadual Nelson Justus e a outra pelo Termo de Adesão para aquisição de transporte sanitário pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) advinda de indicação da Deputada Federal Christiane Yared.

Os investimentos em transporte para a saúde chegam até agora ao montante de R$ 480 mil, se somados as duas ambulâncias e os dois veículos Vans recebidos anteriormente. Por repasses da Secretaria Estadual de Saúde foi adquirido esse ano um veículo Van para transporte de pacientes (hemodiálise, mamografia e tratamento fora do domicílio) entregue em maio de 2017 e, o segundo, um veículo Van que fará transporte de pacientes para Curitiba e região, entregue em outubro de 2017. Das duas ambulâncias, uma já foi adquirida e aguarda a entrega pela empresa e a segunda está sendo licitada pelo Município com previsão de entrega em janeiro de 2018.

No total, a Prefeitura de Guaratuba já conseguiu recursos externos para investimentos na área da saúde de R$ 2,688 milhões até o mês de outubro (propostas aprovadas). Se adicionarmos os recursos de R$ 630 mil de 2015/2016 que estão sendo executados agora em 2017, dos deputados federais Takayama, Toninho Wandscheer e Francischini, os recursos externos para saúde passam de R$ 3 milhões.

Os recursos foram aprovados em propostas nos sistemas de repasses, termos de adesão e emendas parlamentares da União (Deputados Federais – Christiane Yared, Fernando Francischini, Nelson Meurer, Fernando Giacobo, Toninho Wandscheer) e Estado do Paraná (SESA e Dep. Nelson Justus), que complementaram os recursos para melhoria da qualidade do atendimento em saúde no município.

O município também aguarda o repasse de cerca de R$ 214 mil do Ministério da Saúde, sendo o único município no litoral a receber este recurso.

Além de buscar recursos do Ministério da Saúde e da SESA, Guaratuba é um dos municípios do litoral que mais investe recursos próprios em saúde pública. Os investimentos viabilizam, cada vez mais, melhorias na qualidade e quantidade de atendimentos aos pacientes. Veja na tabela abaixo do percentual de recursos próprios dos Municípios do Litoral investidos em saúde:

Guaratuba

Paranaguá

Pontal do PR

Matinhos

Morretes

Antonina

Guaraqueçaba

2º quad.

28,53% (2º)

10,79% (2º)

2016 Anual

Categoria: Saúde
Data/Hora: 13/11/2017
Esse ano já foram recebidas duas Vans para transporte de pacientes.