Praça Cel. Alexandra Mafra

Guaratuba é a 1ª cidade do litoral a instituir Programa Família Acolhedora

Cerca de 20 crianças e adolescentes, de 1 ano e meio a 17 anos, terão agora a oportunidade de sair do abrigo institucional Casa da Criança e do Adolescente e se integrar na rotina de uma família com a instituição do Programa Família Acolhedora em Guaratuba.

O lançamento do Programa aconteceu nesta terça-feira (07), no salão do Hotel Villa Real, em uma noite emocionante, na qual, o sentido do verbo acolher foi compartilhado por mais de 150 pessoas.

Compuseram a mesa de honra as autoridades: o prefeito municipal, Roberto Justus, a chefe regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, também representando a Secretária Estadual Fernanda Richa, Ruth Maria Figueiredo Lima, o presidente da Câmara de Vereadores, Mordecai Magalhães de Oliveira, a secretária Municipal de Bem Estar e Promoção Social, Lourdes Monteiro, a diretora do Fórum de Guaratuba, a juíza Marisa de Freitas, o promotor José Júlio de Araújo Cleto Neto, a presidente do Conselho Tutelar, Marinocencia de Freitas, a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cassiana Brito.

Segundo a chefe regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Ruth Maria Figueiredo Lima, Guaratuba é um orgulho para o Paraná na área de assistência social, sendo o 1º município do litoral a instituir o programa. A chefe regional lembrou também que nenhum outro município da região metropolitana de Curitiba havia instituído o programa ainda.

A juíza Marisa de Freitas ressaltou que as crianças e adolescentes acolhidas no abrigo institucional são responsabilidade de todos os guaratubanos e todos precisam ajudar a pensar no futuro dos acolhidos, “é necessário dar a essas crianças e adolescentes uma visão de família para que tenham um apoio afetivo e moral”, ressaltou.

Participaram também do lançamento vereadores, secretários municipais, representante da Polícia Militar, imprensa local e comunidade em geral.

O Família Acolhedora é um programa nacional, mas cada município estipula sua lei e qualificações para instauração do mesmo. Em Guaratuba, a lei do Família Acolhedora foi instituída próximo do dia das crianças, dia 17 de outubro desse ano.  A realização do programa na cidade é uma iniciativa da Prefeitura de Guaratuba, através da Secretaria do Bem Estar e Promoção Social, juntamente com a Vara da Infância e Juventude.

Como participar do Família Acolhedora

O Programa Família Acolhedora é uma alternativa de proteção às crianças e adolescentes que foram temporariamente retirados de sua família de origem e que podem ser colocadas em uma família inscrita no programa.

A Família Acolhedora terá a guarda provisória e deverá garantir que o acolhido encontre um ambiente familiar adequado com cuidados, regras e participação na vida social e comunitária.

Segundo a secretaria Municipal do Bem Estar e Promoção Social, Lourdes Monteiro, a família acolhedora serve de apoio emocional, para passar para a criança ou adolescente, que vive hoje dentro de um abrigo institucional, segurança, afeto, respeito, para que o acolhido possa ter a possibilidade de estar dentro de um lar.

Podem se inscrever famílias ou pessoas que tenham mais de 25 anos, sem restrição de gênero e estado civil. É preciso ter uma diferença de 16 anos com a criança e o adolescente a ser acolhido e residir no município de Guaratuba há no mínimo 3 anos. As famílias serão selecionadas mediante estudo psicossocial e critérios da Lei Municipal.

A Equipe Técnica do Programa, formada por profissionais da Secretaria Municipal do Bem Estar e Promoção Social, irá acompanhar a família e o acolhido enquanto houver a guarda. A família recebe subsídio mensal e cesta básica, conforme estipulado pela Lei Municipal.

O Programa Família Acolhedora não é um programa de adoção e só pode fazer a inscrição nele quem não esteja no cadastro de adoção. O prazo de acolhimento é de no máximo 12 meses, podendo haver análise de prorrogação pela Equipe Técnica e se autorizado pelo Poder Judiciário.

Se você quer participar do Programa Família Acolhedora ou deseja mais informações, procure a Secretaria Municipal do Bem Estar e Promoção Social, na rua Manoel Henrique, nº 200, Centro. Pelo telefone: 3472 8603 ou pelo e-mail: familiaacolhedora@guaratuba.pr.gov.br.

Categoria: Bem Estar Social
Data/Hora: 08/11/2017