Guaratuba apresenta o Plano Municipal da Saúde para os próximos 4 anos

O Município de Guaratuba apresenta o Plano Municipal de Saúde (PMS), um instrumento de planejamento do SUS, construído conjuntamente com os profissionais da saúde, conselheiros e sociedade e que irá nortear as ações nos serviços de saúde nos próximos 4 anos. 

Para a construção do plano, a Secretaria Municipal da Saúde realizou três oficinas de preparação desde fevereiro e diversas reuniões focais com cada liderança da saúde. 

O Plano Municipal da Saúde é um documento atualizado a cada quatro anos, reunindo e organizando as propostas de ação municipal para a área. Ele é alinhado com as diretrizes gerais da política da saúde nas esferas nacional e estadual, e também ao plano de governo da gestão municipal.

Segundo o secretário Municipal da Saúde, Gabriel Modesto, o PMS é um instrumento vivo, construído pela equipe da saúde, de todos os setores. “Eles atuaram na construção de nosso planejamento, assim como nossos Conselheiros Municipais de Saúde, que participaram ativamente de todo processo e que há anos tem sido parceiros atuantes na luta por uma saúde melhor”, ressalta o secretário. 

“Quero agradecer a todos que participaram, principalmente, ao prefeito Roberto Justus, que deposita grande confiança na equipe técnica e está sempre em busca do melhor para nossa cidade, investindo na saúde sempre mais do que o dobro do mínimo constitucional, lembrando que o Plano de Saúde engloba a totalidade do Plano de Governo de nosso prefeito. Também agradeço aos vereadores, que assumem em 2022 grande protagonismo na Saúde por meio das Emendas Impositivas, destinando mais de 1 milhão de reais para investimento em melhorias”.

O Plano se divide em quatro grandes diretrizes: Gestão em saúde, Atenção Básica, Alta e Média Complexidade e Vigilância em saúde.

Nestes próximos 4 anos, o PMS foca na Atenção Básica, reservando grande investimento na área, com a inauguração de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de ampliar cobertura em saúde da família, de saúde bucal e ampliar a atenção farmacêutica nas UBS.

Da Média e Alta complexidade em saúde, o PMS traz o trabalho de unificação do Pronto Socorro e Hospital, o que vai permitirá trabalhar com Centro de Especialidades. Outro destaque do plano é trabalhar a regulação e fortalecimento da Atenção Secundária.

Confira o Plano completo aqui:

http://portal.guaratuba.pr.gov.br/bdimages/links/19/Plano%20Municipal%20de%20Sa%C3%BAde%202022-2025.pdf

Categoria: Saúde
Publicada: 06/12/2021



Clique nas miniaturas para ampliar a imagem.

×


PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA

PAÇO MUNICIPAL I - Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

PAÇO MUNICIPAL II - Av. 29 de Abril, nº 425 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Fone: (41) 3472-8500

Horário de Atendimento: 8:00 às 14:00

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.