4º e última Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana é realizada com avaliação positiva

Foi realizada no dia 17 de novembro de 2021, a 4ª Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana de Guaratuba – PR que ocorreu de forma online, em virtude da pandemia COVID 19 e encontra-se disponível para ser assistida através do link: https://youtu.be/dpPU21H3Pk0.

Participaram da audiência: o prefeito Roberto Justus; o secretário Municipal do Urbanismo, Claudio Luiz Dal Col; o diretor geral do Urbanismo, Carlos Danilo Machado de Souza; o Engenheiro Civil e Coordenador Geral do PMU, professor Dr. Eduardo Ratton; a Engenheira Civil e Coordenadora Executiva do PMU, Amanda Gallucci (FUPEF); o Arquiteto e Urbanista, Hermes Nichelle (FUPEF); o Engenheiro Civil e Advogado, Lucas Monteiro Dildey (FUPEF); e o Engenheiro Civil e comerciante, ex-presidente da Associação Comercial do Paraná e Presidente do Movimento Pró- Paraná, Marcos Domakoski.

O Plano de Mobilidade Urbana (PMU) é um instrumento de política instituído pela Lei da Mobilidade Urbana 12.587/12 e atua como uma ferramenta de planejamento, orientação e desenvolvimento do transporte em áreas urbanas e seus arredores.

A Audiência Pública tem como objetivo fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de abertura de campo dialógico e a atuação conjunta entre a prefeitura e a comunidade, promovendo a participação social.

O prefeito Roberto Justus abriu a audiência agradecendo a participação popular e salientou a importância do planejamento para o desenvolvimento da cidade. Destacou o histórico conservador da população local e resistência na implantação de projetos estruturantes em Guaratuba. Concluiu enaltecendo o Plano de Mobilidade Urbana como instrumento de mudança e realçou a importância da participação popular em todo o processo. 

A participação do engenheiro e comerciante Marcos Domakoski contribuiu para esclarecer os impactos positivos das ações de reestruturação de tráfego para Guaratuba, tanto para a população local, quanto para o turismo e comércio. Inicialmente relatou experiências pessoais que contribuíram para relembrar a história da cidade, contextualizando como os investimentos em infraestrutura auxiliaram no desenvolvimento do município. O Sr. Marcos Domakoski realizou comparações com outras cidades que já adotaram soluções similares às propostas e apresentou os efeitos positivos dos investimentos realizados nos demais municípios.  

O Prof. Dr. Eduardo Ratton parabenizou, na sequência, a Prefeitura Municipal de Guaratuba, na figura do Prefeito Roberto Cordeiro Justus e Vice-Prefeito Edison Camargo, e a Secretaria de Urbanismo, representada pelo Secretário Claudio Luiz Dal Col, pela iniciativa da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Bem como discorreu sobre a Política Nacional da Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12), seus princípios e objetivos.

A engenheira Amanda Gallucci e o arquiteto Hermes Nichelle apresentaram os resultados das etapas desenvolvidas durante os estudos, contempladas por: diagnóstico, prognóstico e propostas e ações. A equipe também prezou por esclarecer os investimentos necessários e prazos para efetivação das ações do Plano de Mobilidade Urbana, buscando sanar quaisquer dúvidas da população.

Na sequência, o engenheiro e advogado, Lucas Monteiro Dildey, apresentou os instrumentos legais que irão compor a Política da Mobilidade Urbana Municipal e as legislações acessórias. Também apresentou as estruturas organizacionais municipais que irão atuar na implantação e no acompanhamento do PMU. Ainda, concluiu convocando a população local para participar da Conferência Municipal da Mobilidade Urbana, que ocorrerá no dia 17 de dezembro de 2021.

Por fim, foi informado que os interessados em se inscreverem como delegados para a Conferência deverão se inscrever até o dia 13 de dezembro de 2021.

A audiência é a quarta e última que ocorreu ao longo da elaboração do estudo que iniciou em fevereiro de 2021 e teve ampla participação popular.

Categoria: Urbanismo
Publicada: 19/11/2021



Clique nas miniaturas para ampliar a imagem.

×


PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA

PAÇO MUNICIPAL I - Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

PAÇO MUNICIPAL II - Av. 29 de Abril, nº 425 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Fone: (41) 3472-8500

Horário de Atendimento: 8:00 às 14:00

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.