Maior obra de manilhamento de Guaratuba iniciada em março encerra antes do prazo de entrega

A Prefeitura Municipal encerrou nesta quarta-feira (17) a maior obra de manilhamento do município. Iniciada em março deste ano no bairro Piçarras, tinha como previsão de término o dia 28 de novembro.

A obra foi realizada na Avenida Rui Barbosa e abrangeu 09 ruas adjacentes, sendo elas: São João Batista Pedroso, Guaíra, Ortigueira, Marechal Deodoro, Randolfo Bastos, Santo Antônio da Platina, Miguel Jamur e Av. Curitiba, todas localizadas no bairro Piçarras, tendo como objetivo a retirada de bolsões de água que ocasionavam alagamentos nesta região e no bairro Carvoeiro. Para isso, foram instaladas 1338 manilhas de tamanhos variados entre 1,5m, 80 cm e de 1 m de diâmetro.

Este 2º Plano de Trabalho finalizado nesta quarta-feira (17), faz parte do Convênio 166/2019 do Instituto Água e Terra - IAT, uma parceria entre o Governo do Estado e da Prefeitura de Guaratuba, gerando um custo total de R$ 589.171,66, sendo R$ 348.102,66 advindos através de recursos do convênio e R$ 205.069,00 através de recursos próprios do município.

“Eu não me recordo de nenhuma momento onde a Prefeitura Municipal de Guaratuba esteve envolvida nesse tipo de obra, pois nós sabemos, as pessoas comentam que até politicamente é algo que não tem uma boa aceitação, que as pessoas falam que o investimentos todo fica enterrado, é algo que não se vê, mas é uma obra extremamente importante. A gente percebe o quanto isso impacta na vida das pessoas. Traz dignidade e qualidade de vida aqui para os moradores do Piçarras." – enfatizou o prefeito Roberto Justus.

O secretário de Infraestrutura e Obras, Marcio Tarran, agradeceu e parabenizou os servidores de sua secretaria, a Secretaria de Urbanismo e a Secretaria de Finanças. “Obrigado por todo auxílio, a todos que colaboraram para que esta obra fosse concluída antes do prazo. No dia 31 de outubro houve uma chuva que atingiu o Estado do Paraná, principalmente o litoral, chegando a marca de 97 mm, ocasionando alagamentos em diversas localidades do litoral, bem como em Morretes, Antonina e na área rural de Guaratuba, onde a água passou pela primeira vez por cima da ponte do Cubatão. E vindo aqui conversar com os moradores, os relatos foram que não houveram alagamentos aqui no trecho que estamos no bairro Piçarras e nem no trecho do Rio Carvoeiro, onde a população também sofria com os alagamentos. Então concluímos que as intervenções que foram realizadas aqui já demonstraram ter trazido resultado positivo tanto para os moradores desta região do Piçarras, quanto para os moradores do Carvoeiro.” – esclareceu o secretário.

O prefeito Roberto Justus foi recebido por moradores que na ocasião o aguardavam para agradecer pela obra, que sem dúvida, é uma forma de devolução da dignidade da população local.  Contente com a entrega da obra aos moradores, o prefeito recebeu o carinho de todos, principalmente o da Dona Francisca, que estava muito ansiosa para abraça-lo e garantir sua foto.

Categoria: Obras
Publicada: 18/11/2021

Horário de Atendimento: 8:00 às 14:00

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.